Práticas de in/exclusão na educação: estudos, relatos e pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4965Resumo
Este volume objetivou agregar trabalhos diversos realizados na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva do Instituto Federal do Triângulo Mineiro no período de janeiro a julho de 2020.
O objetivo do programa de pós em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva do IFTM foi possibilitar a consolidação da política de formação continuada de profissionais - docentes, técnicos administrativos e gestores educacionais - no intuito de aprofundar no universo das questões que incidem na realidade dos envolvidos na Educação no sentido abrangente.
Foram desenvolvidos trabalhos de natureza metodológica variada tais como relatos de experiências e de práticas de intervenção e estudos bibliográficos de revisão de literatura, visando análises de viés crítico-reflexivo.
As temáticas objetivaram tratar de modo singular as políticas públicas nacionais, o AEE para estudantes com necessidades especiais, as necessidades educacionais específicas de natureza sensorial, física, motora ou intelectual e sociocultural, as necessidades específicas relativas aos perfis de alunos do ponto de vista dos transtornos, a produção de materiais, a avaliação diagnóstica, a mediação docente e estratégica, além dos direitos humanos, diversidade, inclusão e exclusão.
O título do dossiê tem a intenção de provocar reflexões, partindo da ideia de que há práticas de inclusão e exclusão concomitantes ocorrendo no contexto educacional pós -moderno, pois a sociedade, a educação, a produção de conhecimento é perpassada por discursos de poder.
Identificamos muitos mecanismos de exclusão que precisam ser desvelados, reconhecidos e enfrentados diante das incessantes tensões que nos provocam. Nesta perspectiva, são muitas armadilhas, bloqueios, expectativas, realidades políticas, didático-pedagógicas e metodológicas que nos desafiam a uma empreitada de transformações e resistência.
Os autores destes artigos, cada um em suas especificidades e áreas de atuação, buscaram compartilhar suas iniciativas, seus apontamentos, seus questionamentos, suas críticas e suas experiências que pretenderam constituir conhecimento ao desafiar amarras, preconceitos, discriminação e expor estigmas que cercam o ser humano em condições desiguais de poder.
A luta pela inclusão é uma luta diária, incansável, tensa, provocadora e, por que não, inspiradora?
É com essa energia que gostaríamos de convidar o leitor à procura pelo saber, desejando a todos uma excelente leitura!
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index