Revisão de literatura sobre instrumentos de avaliação para rastreamento de sinais precoces de autismo: tipos e resultados alcançados
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4974Palavras-chave:
autismo, sinais precoces, instrumentos de avaliação, educação.Resumo
O autismo é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que causa atrasos significativos na comunicação e nas interações sociais. Identificado na política pública (BRASIL, 2008) como um Transtorno Global do Desenvolvimento, matrículas de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são aguardadas em qualquer segmento da escola regular, da Educação Infantil até à universidade. Por ser um transtorno com grande recorrência em crianças, este artigo objetiva descrever os instrumentos de avaliação para rastreamento de sinais precoces de autismo e relatar resultados que podem ser de utilidade aos educadores em geral. Trata-se de uma revisão bibliográfica em que foram identificados os principais instrumentos de avaliação para rastreio de sinais precoces de autismo, áreas em que estes foram desenvolvidas, profissionais envolvidos na aplicação dos instrumentos e resultados a serem levados em consideração pelo professor no planejamento de cursos. Os resultados apontam que o único instrumento com tradução já validada para o português é o M-CHAT, é um teste que considera a percepção dos pais e traz informações pertinentes para professores que queiram entender melhor os comportamentos das crianças com autismo. Dessa forma presume-se que conhecer os instrumentos que rastreiam os sinais precoces do TEA é de extrema importância para os professores e para a comunidade escolar como um todo. Uma vez que, a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva prevê que os docentes tenham conhecimento para lidar com as variadas especificidades dos alunos.
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