Educação inclusiva: um diagnóstico das escolas de Ribeirão Preto quanto às ações de acesso e acessibilidade
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4995Palavras-chave:
Inclusão, Educação inclusiva, Lei Brasileira, Acessibilidade.Resumo
A palavra inclusão, tão debatida, discutida e comentada nos dias atuais, deve ser, de fato, aplicada na sociedade moderna em que todos vivem. A exclusão de pessoas, sejam quais forem as deficiências que elas apresentem, não cabe mais no vocabulário dos dias de hoje, onde é exigido cada vez mais respeito e igualdade de direitos para qualquer um. De todos os lugares e ambientes em que se deva promover o termo inclusão, a escola deve ser a pioneira, com ações e prioridades, sejam eles dados pelos governantes ou por empresários, a fim de se garantir a verdadeira oportunidade para todos. Utilizando-se de um relato de pesquisa de campo, através da utilização de uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada e de abordagem qualitativa-interpretativa, o presente trabalho avaliou alguns quesitos quanto a presença da inclusão de alunos com deficiência física, auditiva e visual em escolas regulares municipais, estaduais e privadas da cidade de Ribeirão Preto, a fim de verificar o cumprimento de obrigações impostas pela lei brasileira de inclusão de pessoas com deficiência. Para tanto, nos baseamos em legislações e políticas públicas como a lei n°13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência que serviram de insumo para a construção de um questionário aplicado em campo. Os resultados mostram que as escolas da rede privada apresentam adequações e estruturas favoráveis para o acesso e acessibilidade dos alunos com deficiência, com a presença integral de salas de recursos multifuncionais, incluindo diferentes recursos pedagógicos, com a presença do atendimento educacional especializado, bem como pelas melhores condições de acessibilidade das respectivas edificações, o que promove a maior procura, e consequentemente a maior porcentagem de alunos, comparada com a rede pública de educação.
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