O professor de apoio na educação pública: um estudo sobre o seu papel no processo de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4981Palavras-chave:
Inclusão, Educação fundamental, Professor de apoioResumo
Este trabalho consiste em um relato de experiência, no qual refletimos sobre a importância do Professor de Apoio no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na escola regular. Ele é fruto de uma experiência vivenciada em uma escola pública regular da cidade de Uberaba/MG. Para fundamentar o trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo, em sites como Google Acadêmico e Scielo. Nos apoiamos, portanto, em estudos de Damázio (2018), Morina (2013), Freitas (2013), entre outros. Também observamos a legislação vigente quanto aos procedimentos para a contratação deste profissional, e as suas atribuições. Foi possível verificar que o professor de apoio é uma peça fundamental no processo de inclusão escolar, pois sua atenção é direcionada a um número reduzido de alunos, possibilitando assim, a adequação dos materiais didáticos conforme a necessidade de cada aluno. O seu papel e de suma importância para que esses alunos consigam se desenvolver e consigam alcançar a construção do conhecimento, e assim promover a inclusão de crianças com necessidades especiais, na escola regular, no entanto, a legislação para a contratação, torna-se um empecilho para o atendimento das crianças com necessiades especiais, pois demanda uma equipe multiprofissional para demonstrar a necessidade de cada aluno, e a análise pelos órgãos competentes, o que leva tempo, deixando, muitas vezes os alunos sem o profissional de apoio acompanhando-o.
Referências
BOZZA, B. O importante papel do professor na Educação Especial 2017.Disponível em: <https://www.segs.com.br/educacao/51494-o-importante-papel-do-professor-na-educacao-especial>. Acesso em: 1 mar.2020.
BRASIL. Lei 13.146, 6 DE Julho DE 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 24 mar. 2020.
CATARINA, I, A, F. Interdisciplinaridade um projeto em parceria. 2002. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=zkedGe5p7rkC&oi=fnd&pg=PA11&dq=professor+de+apoio+e+interdisciplinaridade&ots=EQpedPZM6x&sig=R29_bdQZWXrvm2o6Bw4nLdFwfoE#v=onepage&q=professor%20de%20apoio%20e%20interdisciplinaridade&f=false>. Acesso em: 28 mar. 2020.
CONVERT, R. Entenda qual é o papel do profissional de apoio na educação inclusiva. 2018. Disponível em: <https://educacaoinfantil.aix.com.br/o-papel-do-profissional-de-apoio-na-educacao-inclusiva/> . Acesso em: 1 mar. 2020.
DAMÁZIO, M, F, M. Metodologia do serviço do atendimento educacional especializado em uma perspectiva inclusiva na escola regular. 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11916/7799>. Acesso em: 26 mar.2020.
FLEISCHFRESSE, F, S; MERHY, P, V; PANNUTI, M. O papel do professor de apoio na inclusão escolar. 2015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17749_7890.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2020.
FLORES, M, M, L. Professores de apoio. 2012. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/MariaMartaLopesFlores-ComunicacaoOral-int.pdf> Acesso em: 25 mar. 2020.
FREITAS, A, O. Atuação do professor de apoio á inclusão e os indicadores de ensino colaborativo em Góias. 2013. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/3105/5/Dissertacao%20Adriana%20de%20O%20Freitas.pdf>. Acesso em 25 mar. 2020.
JUNIOR, O, M, P. O papel do professor de apoio no cotidiano escolar: reflexões sobre a gestão de práticas na escola pública. Disponível em: <http://www.mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2019/03/OZIEL-MENDES-DE-PAIVA-JUNIOR_REVISADO1.pdf>. 2018. Acesso em: 26 abr. 2020.
LEME, F, O. Profissional de apoio escolar: Qual seu papel na educação inclusiva? 2019. Disponível em: <https://www.inclutopia.com.br/l/profissional-de-apoio-escolar-qual-seu-papel-na-educacao-inclusiva/> . Acesso em: 1 mar.2020.
MASSUCATO, M; MAYRINK E, D. Como fazer a formação de um professor de apoio. 2014. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1444/como-fazer-a-formacao-de-um-professor-de-apoio>. Acesso em: 26 mar. 2020.
MORINA, Élido José. A inclusão do aluno com paralisia cerebral: demanda do professor para apoio técnico em fisioterapia. 2013. 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/311686>. Acesso em: 25 mar.2020.
RODRIGUES, L. Atendimento educacional especializado: a verdade do AEE na escola. 2018. Disponível em: <https://institutoitard.com.br/atendimento-educacional-especializado-a-verdade-do-aee-na-escola/>. Acesso 26 mar.2020.
RUSSO, F. O papel do professor especializado para autistas. 2019. Disponível em: <https://neuroconecta.com.br/o-papel-do-professor-de-apoio-especializado-para-os-autistas/>. Acesso em: 26 mar. 2020.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CONTAGEM. Atribuição do Profissional de Apoio.2017. Disponível em: <http://www.contagem.mg.gov.br/estudacontagem/wp-content/uploads/2017/05/Atribuições-dos-Profissionais-de-apoio-2017-1-1-revisado.pdf> . Acesso em: 1 mar. 2020.
SOARES, W; ANNUNCIATO, P; CASSIMIRO, P. Por trás do laudo existe um aluno. 2010. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/9002/por-tras-do-laudo-existe-um-aluno>.Acesso em: 23 abr. 2020.
SOUZA, F,F; VALENTE, P, M; PANNUTI, M. O papel do professor de apoio na inclusão escolar. 2015. Dispnível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17749_7890.pdf> . Acesso em:24 mar.2020.
TAKEDA, T. O direito ao "professor de apoio. 2016. Disponível em: <https://www.opopular.com.br/noticias/ludovica/blogs/viva-a-diferença/viva-a-diferença-1.925289/direito-ao-professor-de-apoio-1.1075014>. Acesso em 26 mar. 2020.
TARTUCI, D; RODRIGUES, M, S; OLIVEIRA, A, F. A formação dos professores do atendimento educacional especializado e a formação do professor de apoio á inclusão em Góias: uma análise da legislação. Disponível em: <http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/ebook/Textos/Marcia_Rodrigues_da_Silva[coautAdriana(i)].pdf> . Acesso em: 24 mar. 2020.
VELOSO, A, M. Desrespeito, cansaço, e desvalorização: O que faz um professor ainda resistir?. 2016. Disponível em: <https://www.huffpostbrasil.com/2016/10/14/desrespeito-cansaco-e-desvalorizacao-o-que-ainda-faz-um-profes_n_12492870.html>. Acesso em 24 mar.2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index