Inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista através do lúdico com foco na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4978Palavras-chave:
Lúdico, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão, Educação Básica.Resumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no curso de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, voltada para profissionais que atuam com alunos com necessidades especiais na Educação Básica. Nosso objetivo foi realizar um estudo bibliográfico, fundamentado na pesquisa quantitativa para verificação de trabalhos científicos sobre a utilização do lúdico no processo de inclusão de crianças com Transtorno do Expectro Autista. Este estudo se justifica pela necessidade de ampliar os estudos que abordam a inclusão de crianças na educação infantil com transtorno do espectro autista por meio de atividades lúdicas. Nesse sentido, a partir da pesquisa bibliográfica foram analisados estudos realizados no país nos últimos cinco anos (2015 a 2019), através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que abordam o uso do lúdico na educação infantil com o objetivo de inclusão de estudantes com TEA. Os resultados apontam que a intervenção lúdica pode contribuir para o processo de inclusão de crianças com TEA, além disso, foi possível constatar que o volume de trabalhos ainda é pequeno, dessa maneira esperamos contribuir para o processo de inclusão de crianças com TEA, fomentando a pesquisa científica além da formação continuada de professores da Educação BásicaReferências
BRASIL (2010). Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais. Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192 Acesso em: 20/02/2020.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (de 16 de julho de 1934). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm Acesso em: 18/02/2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases - LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em: 18/02/2020.
DAGUANO, L. Q.; FANTACINI, R. A. F. O lúdico no universo autista. Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 1, n. 2, p. 109-122, jul./dez. 201. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/sumario7.pdf acesso em 28 de abril de 2020.
GAUDERER, E. Christian. Autismo. [S.I]: Atheneu, 1993.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MARQUES, J. R. Transtorno Desintegrativo da Infância – O Que é?. Ansiedade publicado em 18 de agosto de 2019. Disponível em: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/transtorno-desintegrativo-da-infancia/. Acesso em: 28 de abril de 2020.
MINUSSI, Sandro Gindri; MOURA, Augusto Albuquerque; JARDIM, Mateus L. Gomes; R AVASIO, M. Homrich. Considerações sobre Estado da Arte, Levantamento Bibliográfico e Pesquisa Bibliográfica: relações e limites. Volume 9/Edição 2018. Revista gestão universitária, gestaouniversitaria.com.br ISSN: 1984-3097. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos-cientificos/consideracoes-sobre-estado-da-arte-levantamento-bibliografico-e-pesquisa-bibliografica-relacoes-e-limites#. Acesso em: 20/03/2020.
O que é o Estado da Arte? Revista cientifica multidisciplinar “Núcleo do conhecimento”, ISSN: 24489-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/blog/videos/o-que-e-o-estado-da-arte. Acesso em: 20/03/2020.
Saiba como lidar com o autismo na educação infantil. Publicado em janeiro de 2019. Disponível em: https://educacaoinfantil.aix.com.br/autismo-na-educacao-infantil/ acesso em: 28 de abril de 2020.
Síndrome de Rett disponível em: https://www.abrete.org.br/sindrome_rett.php acesso em: 28 de abril de 2020.
VYGOTSKY, Lev. S. A Formação Social da Mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1991.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index