Tecnologia assistiva na educação especial

Autores

  • Gisele Silveira Dutra Rede estadual de Minas gerais
  • Ronny Diogenes de Menezes Departamento de Educação do Ceres / UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4984

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva, Educação especial, Inclusão.

Resumo

Observando a utilização das tecnologias assistivas na educação especial, como ferramenta imprescindível para alunos com deficiências, este artigo tem com principal temática o uso da “Tecnologia Assistiva”, destacando as metodologias utilizadas para o assessoramento das atividades realizadas diariamente. Apresento a terminologia do conceito da TA, em seu efetivo processo de execução nas redes municipais de ensino, na prática e docência, as suas importâncias, reponsabilidades e suas contribuições no auxílio dos alunos com deficiência na conquista de sua autonomia e independência. Podemos nos referir a essa pesquisa como bibliográfica, pois através de diversos estudos feito neste campo da TA, destacou-se por sua vital importância na garantia de proporcionar aos alunos acessibilidade, estabilidade e sua efetiva inclusão no contexto escolar, uma reflexão sobre os novos modelos á serem implementados na educação especial, as dinâmicas o desenvolvimento e a disponibilização destas técnicas de adaptação, auxilio, mobilidades disponibilizados através desta tecnologia assitiva dentro das escolas.

Biografia do Autor

Gisele Silveira Dutra, Rede estadual de Minas gerais

Licenciada em Geografia.Professora da rede estadual de Minas gerais

Ronny Diogenes de Menezes, Departamento de Educação do Ceres / UFRN

Mestre em formação de professores –UEPB. Especialista no ensino, tradução e interpretação de Libras - Faculdade Eficaz.Licenciado em Letras - UFPE.Chefe do Departamento de Educação do Ceres / UFRN.

Referências

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Publicado

2020-10-01