Tecnologia assistiva na educação especial
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4984Palavras-chave:
Tecnologia assistiva, Educação especial, Inclusão.Resumo
Observando a utilização das tecnologias assistivas na educação especial, como ferramenta imprescindível para alunos com deficiências, este artigo tem com principal temática o uso da “Tecnologia Assistiva”, destacando as metodologias utilizadas para o assessoramento das atividades realizadas diariamente. Apresento a terminologia do conceito da TA, em seu efetivo processo de execução nas redes municipais de ensino, na prática e docência, as suas importâncias, reponsabilidades e suas contribuições no auxílio dos alunos com deficiência na conquista de sua autonomia e independência. Podemos nos referir a essa pesquisa como bibliográfica, pois através de diversos estudos feito neste campo da TA, destacou-se por sua vital importância na garantia de proporcionar aos alunos acessibilidade, estabilidade e sua efetiva inclusão no contexto escolar, uma reflexão sobre os novos modelos á serem implementados na educação especial, as dinâmicas o desenvolvimento e a disponibilização destas técnicas de adaptação, auxilio, mobilidades disponibilizados através desta tecnologia assitiva dentro das escolas.
Referências
BERSCH, R. SARTORETTO, M, L. Introdução à tecnologia assistiva. CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre: 2008. Disponível em: Acesso em: 24 abr. 2020.
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORD, 2009. 138 f. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br>. Acesso em: 26 abril. 2020
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo grupo de trabalho nomeado pela portaria n° 555/2007, prorrogada pela portaria n° 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 7 jan. 2008. Brasília. 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 26 abril.2020.
CANHETE,G, S, L. Tecnologia assistiva na inclusão. Disponivel em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/tecnologia-assistiva-na-inclusao.htm>. Acesso 26 abr. 2020.
COSTA, C. I. da.As tecnologias têm um impacto?. In: LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. p. 21-30.
FILHO, T. A. G. Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. 2009. 346 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador Bahia. Disponível em: <http://www.ufjf.br>. Acesso em: 26 abril. 2020.
SILVA, F, Z, C. Tecnologia assistiva no processo de inclusão escolar:considerações sobre os recursos pedagógicos adapatados. Disponível em: <https://institutoitard.com.br/tecnologia-assistiva-no-processo-de-inclusao-escolar-consideracoes-sobre-os-recursos-pedagogicos-adaptados/>. Acesso 26 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index