Investigando dificuldades na escrita de alunos em processo de alfabetização

Autores

  • Márcia Beatriz da Cruz e Sousa Instituto Federal do Triângulo Mineiro-IFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4990

Palavras-chave:

Alfabetização, Formação de professores, Dificuldades na escrita.

Resumo

O cenário da educação brasileira tem contribuído para o engessamento das práticas docentes e principalmente, no que se refere ao processo de alfabetização. Salas de aula cada vez mais superlotadas corroboram para práticas docentes homogeneizadoras, ignorando a individualidade do aluno, priorizando o todo e desconsiderando as dificuldades individuais de cada aluno. Entretanto, talvez um olhar mais criterioso do docente das séries iniciais possa contribuir para a alfabetização significativa para o aluno ditos “com dificuldades”. Desta forma o objetivo deste trabalho foi realizar uma investigação in loco pela própria autora no seu próprio ambiente de trabalho a fim de analisar reflexivamente o papel do professor na construção da identidade de “alunos com dificuldades” de aprendizagem de leitura e escrita.  A metodologia empregada foi uma investigação reflexiva na qual coletou-se dados sobre os alunos com a coordenadora pedagógica, os pais e a produção escrita de 3 alunos no primeiro ciclo da escola regular pública. Os resultados destacaram o valor da teoria histórico-cultural e a experiência docente que permitiram à professora problematizar o conceito de “aluno com dificuldade” com o intuito de ressignificar a própria prática.

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Publicado

2020-10-01