Investigando dificuldades na escrita de alunos em processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4990Palavras-chave:
Alfabetização, Formação de professores, Dificuldades na escrita.Resumo
O cenário da educação brasileira tem contribuído para o engessamento das práticas docentes e principalmente, no que se refere ao processo de alfabetização. Salas de aula cada vez mais superlotadas corroboram para práticas docentes homogeneizadoras, ignorando a individualidade do aluno, priorizando o todo e desconsiderando as dificuldades individuais de cada aluno. Entretanto, talvez um olhar mais criterioso do docente das séries iniciais possa contribuir para a alfabetização significativa para o aluno ditos “com dificuldades”. Desta forma o objetivo deste trabalho foi realizar uma investigação in loco pela própria autora no seu próprio ambiente de trabalho a fim de analisar reflexivamente o papel do professor na construção da identidade de “alunos com dificuldades” de aprendizagem de leitura e escrita. A metodologia empregada foi uma investigação reflexiva na qual coletou-se dados sobre os alunos com a coordenadora pedagógica, os pais e a produção escrita de 3 alunos no primeiro ciclo da escola regular pública. Os resultados destacaram o valor da teoria histórico-cultural e a experiência docente que permitiram à professora problematizar o conceito de “aluno com dificuldade” com o intuito de ressignificar a própria prática.
Referências
CIASCA, Sylvia Maria. Distúrbios de Aprendizagem: Proposta de Avaliação Interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. Disponível em: http://www.psiquiatriainfantil.com.br/livro.asp?codigo=29. Acesso em: 31 ago. 2020.
SIGNOR, Rita de Cassia Fernandes; BERBERIAN, Ana Paula; SANTANA, Ana Paula. A medicalização da educação: implicações para a constituição do sujeito/aprendiz. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 43, n. 3, p. 743-763, Sept. 2017 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000300743&lng=en&nrm=iso>. Accesso on 27 Aug. 2020. Epub Nov 03, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201610146773.
SIQUEIRA, Cláudia Machado; GURGEL-GIANNETTI, Juliana. Mau desempenho escolar: uma visão atual. Rev. Assoc. Med. Bras. , São Paulo, v. 57, n. 1, pág. 78-87, fevereiro de 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302011000100021&lng=en&nrm=iso>. acesso em 19 de agosto de 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-42302011000100021 .
SULKES, Stephen Brian. Visão geral dos transtornos de aprendizagem. 2018. MD, Golisano Children’s Hospital at Strong, University of Rochester School of Medicine and Dentistry. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/pediatria/dist%C3%BArbios-de-aprendizagem-e-desenvolvimento/vis%C3%A3o-geral-dos-transtornos-de-aprendizagem. Acesso em: 11 ago. 2020
VIGOTSKI. L. S. A formação social da mente. 4a. ed São Paulo: Martins Fontes. 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index