Revisão de literatura sobre gestão da inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4973Palavras-chave:
Gestão, Educação, Inclusão.Resumo
Mesmo que a inclusão escolar seja uma realidade na atualidade, ainda existe dificuldade por parte das instituições de ensino, principalmente públicas, no sentido de lidar com a adequação à demanda crescente de alunos especiais. O objetivo principal deste trabalho foi verificar modelos de gestão da inclusão escolar do ponto de vista da educação inclusiva. Para tanto, buscou-se, através de pesquisa na plataforma Google Acadêmico, trabalhos sobre o referido assunto, utilizando-se o descritor “gestão da inclusão escolar”, na qual obteve-se um total de 9 artigos. A partir de seus títulos, resumos e palavras-chave, os trabalhos foram organizados conforme suas temáticas: políticas públicas e aplicação de políticas públicas. Dos resultados apresentados, apenas um trabalho apresentou um modelo de gestão da inclusão ampliado e com alguns indicadores. Os resultados deixam lacunas no que diz respeito à produção científica voltadas à apresentação de modelos inclusivos mais amplos, relacionados à gestão da inclusão escolar como um todo.
Referências
ALMEIDA, M. L; CAETANO, A. M; ESTEVAM, M. K. D. C. Políticas educacionais de acesso e de permanência de pessoas com deficiência no município de Santa Maria de Jetibá. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Santa Maria de Jetibá, ES, v.11, n.1, p. 35-45, 2018. Disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4077/3589>. Acesso em: 08 jul. 2020.
FERREIRA, C. M. R. J; LOPES, T. F. A escola e a educação inclusiva: professoras e alunos em cena. Revista Educação Especial. Santa Maria, RS, v. 29, n. 55, p. 441-456, 2016. Disponível em:<https://repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9292/1/ARTIGO_EscolaEducaçãoInclusiva.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2020.
FREITAS, A. P; DAINEZ, D. Estágio extracurricular e educação inclusiva: dilemas e percepções de alunas do primeiro ano de um curso de pedagogia. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ, vol. 4, n.1, p. 79-100, 2018. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/30043/23556>. Acesso em: 08 jul. 2020.
HUERTAS, A. P. O; SILVA, M. C. F; HOLLNAGEL, H. C. Políticas Públicas do Centro de Apoio e Acompanhamento à Inclusão: Integração ou Inclusão Escolar? Interfaces Científicas - Humanas e Sociais. Aracaju, SE, vol. 7, n. 3, p. 33-46, 2019. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/3853>. Acesso em: 08 jul. 2020.
MANTOAN, M. T. Igualdade e Diferenças na Escola: como andar no fio da navalha. In: ARANTES, V. A. (org.). Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus Editorial, 2006. p.15-30
OLIVEIRA, A. A. S; DRAGO, S. L. S. A gestão da inclusão escolar na rede municipal de São Paulo: algumas considerações sobre o Programa Inclui. Ensaio: avaliação de políticas públicas educacionais [online], Rio de Janeiro, RJ, vol. 20, n. 75, p. 347-372, abr. / jun. 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v20n75/07.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2020.
PEREIRA, J. F. Critérios de atendimento da educação especial da educação infantil na rede municipal de Florianópolis: os limites do trabalho pedagógico. Repositório Institucional UFSC. Florianópolis, SC, n. 342, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197419>. Acesso em: 08 ju. 2020.
RIGO, N. M. Outras pedagogias, outras subjetividades: no dispositivo da inclusão escolar, um enunciado sobre as diferenças. Manancial: repositório digital da UFSM. Santa Maria, RS, n. 162, 2017. Disponível em:<https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/12777/TES_PPGEDUCACAO_2017_RIGO_NEUSETE.pdf?sequence=1>. Acesso em: 08 jul. 2020.
VÍLCHEZ, I. C. C. Inclusão das tecnologias na escola: reflexões de seu uso no contexto da deficiência visual. Revista Educação Online. Rio de Janeiro, RJ, n. 23, p. 18-40, 2016. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/284>. Acesso em: 08 jul. 2020.
ZILIOTTO, G. S; GISI, M. L. As políticas de Educação Especial no Brasil: trajetória histórica dos normativos e desafios. SISYPHUS - Journal Of Education - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa, vol. 6, n. 3, 2018. Disponível em: <https://www.academia.edu/37786540/As_Pol%C3%ADticas_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Especial_no_Brasil_Trajet%C3%B3ria_Hist%C3%B3rica_dos_Normativos_e_Desafios>. Acesso em: 08 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index