O processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down nas escolas públicas a partir de teses e dissertações realizadas no Brasil no período de 2009 a 2019

Autores

  • Juliana Lelis Marcacine PMU-Prefeitura Uberaba/MG
  • Naíma de Paula Salgado Chaves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangula Mineiro-IFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4977

Palavras-chave:

Síndrome de down, Processo de inclusão, Educação infantil.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down em escolas regulares no período entre 2009 e 2019, observando os resultados obtidos em teses e dissertações. Após a pesquisa e aplicação dos critérios de exclusão, o corpus deste trabalho consiste em nove trabalhos, entre dissertações e teses, que atenderam aos critérios, ou seja, estão no intervalo entre 2009 e 2019, abordam a Educação Infantil e a inclusão de crianças portadoras da Síndrome de Down. Ficou evidenciado que a inclusão de crianças com Síndrome de Down carece de maior atenção de pesquisadores, já que há um volume pequeno de estudos, além disso, os trabalhos, ora analisados, demonstram a necessidade de aperfeiçoar a formação inicial e continuada dos educadores infantis, a fim de que a escola básica torne-se uma instituição inclusiva, porém, já se vislumbram boas praticas, que precisam ser disseminadas. 

Biografia do Autor

Juliana Lelis Marcacine, PMU-Prefeitura Uberaba/MG

Graduação em curso normal superior e terapia ocupacional. Pós-graduada em terapia ocupacional contexto hospital, e Pós-graduanda educação especial inclusiva. Professora da educação básica da cidade de Uberaba, pelo setor municipal.

Naíma de Paula Salgado Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangula Mineiro-IFTM

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Professora Orientadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangula Mineiro - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.

Referências

ANHÃO, P. P. G. O processo de interação social na inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down em educação infantil. 2009. Programa de Pós-Graduação em Saúde na Comunidade, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009. Disponível em

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-28102009-151637/ Acesso em 06/03/2020

ANHÃO, P. P. G. Análise do desempenho de crianças com síndrome de Down no ambiente de Educação Infantil. USP/Ribeirão Preto, 2017. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-27112017-201336/ Acesso em06/03/2020.

ASSAF, D. L. A ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O ENSINO ESPECIALIZADO. [172 folhas]. Dissertação (Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, [São Bernardo do Campo] 2017. Disponível em

http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1664 Acesso em 06/03/2020

BISSOTO, M. L. Desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem do portador de síndrome de Down: revendo concepções e perspectivas educacionais. Ciência & Cognição, v. 04, p.80-88, mar. 2005.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1998.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente (ECA). Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Legislação correlata. – 13. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.

CAMPOS, K. P. B. Isabel Na Escola: Desafios E Perspectivas Para a Inclusão De Uma Criança Com Síndrome De Down Numa Classe Comum. 2012. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5279 Acesso em 06/03/2020

CARNEIRO, K. C. O. O processo de inclusão de uma criança com síndrome de down na educação infantil. 2010. 132 f. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. Disponível em http://hdl.handle.net/11449/90285 Acesso em 06/03/2020

CLEMENTE FILHO, J. Por uma educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 1996.

COTONHOTO, L. A. Currículo E Atendimento Educacional Especializado Na Educação Infantil: Possibilidades E Desafios à Inclusão Escolar. 2014. Disponível em

http://repositorio.ufes.br/handle/10/2188 Acesso em 06/03/2020.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n° 79, Agosto/2002. P.257-272

KIBRIT, B. Possibilidades e desafios na inclusão escolar. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 16(4), 683-695, 2013 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-47142013000400013&script=sci_arttext Acesso em 20/03/2019

LIMA, P. A. Educação Inclusiva e Igualdade Social. São Paulo: Avercamp, 2006.

LOPES, I. A. Os Sentidos Atribuídos à Escrita Por Uma Criança Pequena Com Síndrome De Down: Um Estudo a Partir De Atuação Pedagógica Na Educação Infantil. [UNESP]. 2011. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_c35843ced09bdf9d615a1e7963507059 Acesso em 06/03/2020.

LUIZ, F,M.R. Experiência de professoras da Educação Infantil no processo de inclusão escolar de crianças com sindrome de Down. EERP/USP, Ribeirão Preto, 2011. Disponível em https://teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-22012014-102952/pt-br.php Acesso em 06/03/2020

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

MATOS, S. B. Síndrome de Down. Avanços e perspectivas. Rev. Saúde. Com. 3(2): 77-86; 2007.

PEIXOTO, S. M. P. O Corpo Como Sentido, Criação E Signficado Da Criança Com Síndrome De Down: Uma Proposta De Intervenção Docente Na Educação Infantil. 2019. Disponível em

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26843 Acesso em 06/03/2020.

SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo Um a Sociedade Para Todos. 3ª edição. Rio de Janeiro: WVA, 1999, 174p.

Downloads

Publicado

2020-10-01