O processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down nas escolas públicas a partir de teses e dissertações realizadas no Brasil no período de 2009 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4977Palavras-chave:
Síndrome de down, Processo de inclusão, Educação infantil.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down em escolas regulares no período entre 2009 e 2019, observando os resultados obtidos em teses e dissertações. Após a pesquisa e aplicação dos critérios de exclusão, o corpus deste trabalho consiste em nove trabalhos, entre dissertações e teses, que atenderam aos critérios, ou seja, estão no intervalo entre 2009 e 2019, abordam a Educação Infantil e a inclusão de crianças portadoras da Síndrome de Down. Ficou evidenciado que a inclusão de crianças com Síndrome de Down carece de maior atenção de pesquisadores, já que há um volume pequeno de estudos, além disso, os trabalhos, ora analisados, demonstram a necessidade de aperfeiçoar a formação inicial e continuada dos educadores infantis, a fim de que a escola básica torne-se uma instituição inclusiva, porém, já se vislumbram boas praticas, que precisam ser disseminadas.
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