Alfabetização compartilhada: relato de planejamento de protocolo de intervenção para um aluno com TDAH

Autores

  • Vívian Almeida Alvares
  • Carla Regina Rachid Otavio Murad Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4993

Palavras-chave:

Educação Especial, Alfabetização, Intervenção Pedagógica, Aluno com Necessidades Específicas.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever o processo de construção de um protocolo de intervenção para um aluno com TDA/H com dificuldades de escrita de baseado no currículo nacional. Parte-se do pressuposto de que a escola pode fazer a diferença na vida linguística dos indivíduos com necessidades específicas, desde que se constitua uma rede de saberes colaborativa entre os profissionais da educação em torno das necessidades específicas de aprendizagem do aluno. Ao receber o aluno com laudo de TDA/H no segundo ano do Ensino Fundamental I em um colégio militar da rede estadual mineira as profissionais desenvolveram o trabalho de acolhimento colaborativo cujo resultado incluiu avaliação, análise e planejamento de uma proposta de intervenção a ser desenvolvido na escola e em casa pela família. Os saberes compartilhados entre a equipe escolar favoreceram o reconhecimento das necessidades singulares de aprendizagem e agregaram valor no planejamento e orientação de um trabalho pedagógico abrangente.

Biografia do Autor

Vívian Almeida Alvares

Graduada em Geografia (UFU) e Pedagogia (Uniube), aluna da Especialização em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Carla Regina Rachid Otavio Murad, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Docente de língua inglesa do curso de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e docente credenciada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da UFTM. Graduada em Letras-Tradução Inglês (UnB), Mestre em Linguística Aplicada (Unicamp) e Doutora em Estudos Linguísticos (UFU).

Referências

BORTONI – RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BORTONI – RICARDO, S. M. et al. (orgs.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file . Acesso em 17/09/2020.

BRASIL. Lei n° 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), 26 de dezembro de 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> . Acesso em 22/05/2020.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Acesso em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 22/05/2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC/SEB, 2017. Acesso em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal>

Acesso em 16/06/2020.

CIASCA, S. M. (org.). Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

CONDEMARIN, M.; GOROSTEGUI, M. E., MILIC, N. Transtorno do Déficit de Atenção: estratégias para o diagnóstico e a intervenção psico-educativa. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2006.

COOK, L.; FRIEND, M. Co-teaching: Guidelines for creating effective practices. Focus on Exceptional Children, nº 28, pp, 1-16, 1995.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FERREIRO, E. Cultura escrita e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. 7 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento: Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 1995. Coleção Letramento Educação e Sociedade.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 2º edição. São Paulo: Moderna, 2006.

MENEZES, E, SANTOS, T. Professor mediador (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira – Educa Brasil. São Paulo: Midiamix Editora; 2006. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=198>. Acesso em set 2020.

MURAD, C. R. R. O. O processo de leitura de uma aprendiz grau brando do TEA: considerações sobre avaliação da aprendizagem. Submetido à publicação. 2020 à Revista Estudos Linguísticos.

RIBEIRO, A. P. A Avaliação diagnóstica da alfabetização norteando os caminhos para o êxito do processo de alfabetizar crianças. UFC: Fortaleza, 2011.

SANTOS, R. A. B. d. Os desvios ortográficos de alunos do Ensino Fundamental de uma sala de recursos multifuncionais de Uberaba-MG: análise e elaboração de estratégias para aquisição a ortografia. UFTM: Uberaba, 2020. Não publicado.

SENNA, L. A. G.; PORTES, L. A. F. Por um construtivismo à brasileira. In: Senna, L. A. G (org.). Letramento - princípios e processos. Curitiba: Ibpex, 2007.

SILVA, D. C. d. L. S. et al. A relação de problemas no procedimento da linguagem com dificuldades de aprendizagem. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 2, n.2, 149-156, jun/dez. de 2017. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:l_NDeLxpAjgJ:www.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/download/457/pdf+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 16/06/2020.

SILVA, M. E. et al. Práticas pedagógicas na alfabetização para alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. PUC: Paraná, 2015. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:2iupKV4DtCwJ:educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16387_7430.pdf+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 14/06/2020.

SILVA, M. E. et al. Alfabetização e letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

PAIANO, R. Programas de intervenção para alunos com TDAH no contexto escolar: uma revisão sistemática de literatura. Revista Educação Especial, v. 32, 2019. Disponível em <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28255/pdf>.Acesso em 22/06/2020.

Downloads

Publicado

2020-10-01