A necessidade da formação de professores para atuar na educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4980Palavras-chave:
Necessidade de formação, Formação de professores, Educação inclusiva.Resumo
O objetivo deste artigo é apontar a necessidade da formação de professores para atuar na Educação Inclusiva. A metodologia utilizada foi à revisão de literatura. Como aporte teórico, apoiamos em Stainback (1999), Glat (2002), Nogueira (2002), Mantoan (2003), Pletsch (2009), Garcia (2013) e Emanuel (2016). Para um processo educativo inclusivo, é preciso rever as políticas públicas, considerando que as normas e as diretrizes que regulamentam as formações de professores não estão em consonância com a realidade educacional no Brasil e que é necessário realizar mudanças no processo educativo, investindo na formação inicial e continuada deles e os valorizando. Ter o professor como o mediador no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da escola, fazendo com que sua prática pedagógica impulsione a educação inclusiva, para que o aluno seja o principal ator na aquisição de conhecimento e construção de sua aprendizagem. As considerações finais destacam a necessidade de mudança no processo educacional, em investimentos e na valorização da formação de professores e implementações de políticas públicas que realmente atendam à educação na perspectiva inclusiva.
Referências
BORGES, Maria Celia.et al. Educação Inclusiva. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2018.
BRASIL. [Nações Unidas (2009)]. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Rio de Janeiro, RJ: Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf>. Acesso em: 28 mar.2020.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1961]. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-normaatualizada-pl.html>. Acesso em: 28 mar.2020.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 28 mar.2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: MEC, [2007]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 29 mar.2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, [2007]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, [2015]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 28 mar. 2020.
EMANUEL, Adriana Vaz Efisio. et al. Criança e desenvolvimento: Necessidades Educativas Infantis – Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016. v. 2
FÁVERO, Osmar. et al. Tornar a educação inclusiva – Brasília: UNESCO, [2009]. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000184683>. Acesso em: 29 abr.2020.
GARCIA, R. M.C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação [on-line], v.18 n.52, p.101-119.2013. ISSN 1413-2478.
GLAT, Rosana; NOGUEIRA, Mario Lucio de Lima. Políticas Educacionais e a formação de professores para a Educação Inclusiva no Brasil. Integração. Ano 14, n. 24, p. 22-28. 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 28 mar.2020.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
INGLES, M. A.; ANTOSZCZYSZEN, S.; SEMKIV, S. I. A. L.; OLIVEIRA, J.P. Revisão sistemática acerca das políticas de educação inclusiva para a formação de professores. Rev. Bras. Ed. Esp. Marília, v.20, n. 3, p. 461-478, 2014.
PLETSCH, M.D. Formação de Professores e Inclusão para a Educação Inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar, Curitiba, n. 33, p. 143-156. Editora UFPR. 2009.
RODRIGUES, D.; RODRIGUES, L. L. Formação de Professores e Inclusão: como se reformam os reformadores? Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 41-60, jul./set. Editora UFPR. 2011.
SILVA, L.C. Formação de professores: desafios à educação inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.10, n. esp. Araraquara 2015.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, Willian. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index