O professor de apoio no processo de inclusão na cidade de Uberaba/MG
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4994Palavras-chave:
Educação Infantil, Inclusão, Professor de Apoio.Resumo
A inclusão tem sido discutida atualmente no contexto nacional, pois se faz urgente ampliar este movimento na educação, cabe mencionar que para este processo se desenvolver é fundamental o acompanhamento dos alunos com necessidades especiais pelo professor de apoio.Tendo em vista a Política Nacional de Educação Especial, este trabalho consistiu em um relato de experiência, com o enfoque no papel da professora de apoio de uma sala de educação infantil regular, em uma escola pública, na cidade de Uberaba/MG. Pretendeu-sedemonstrar a relevância do trabalho desse profissional no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais e na forma de auxiliar os professores regentes a fazer a inclusão se concretizar. Os resultados evidenciam que o domínio teórico, o comprometimento do professor de apoio são fundamentais paraalavancar o processo de inclusão e promover a aprendizagem aos alunos com necessidades especiais. Conclui-se que, o bom desempenho do trabalho do professor de apoio, a adequação do material de trabalho a ser utilizado junto ao aluno com necessidades especiais é fundamental. Além disso, o engajamento da gestão e demais servidores da escola se faz necessário para que a inclusão se torne uma realidade.
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