O professor de apoio no processo de inclusão na cidade de Uberaba/MG

Autores

  • Marcia Fernanda de Oliveira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM
  • Flavio Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4994

Palavras-chave:

Educação Infantil, Inclusão, Professor de Apoio.

Resumo

A inclusão tem sido discutida atualmente no contexto nacional, pois se faz urgente ampliar este movimento na educação, cabe mencionar que para este processo se desenvolver é fundamental o acompanhamento dos alunos com necessidades especiais pelo professor de apoio.Tendo em vista a Política Nacional de Educação Especial, este trabalho consistiu em um relato de experiência, com o enfoque no papel da professora de apoio de uma sala de educação infantil regular, em uma escola pública, na cidade de Uberaba/MG. Pretendeu-sedemonstrar a relevância do trabalho desse profissional no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais e na forma de auxiliar os professores regentes a fazer a inclusão se concretizar. Os resultados evidenciam que o domínio teórico, o comprometimento do professor de apoio são fundamentais paraalavancar o processo de inclusão e promover a aprendizagem aos alunos com necessidades especiais. Conclui-se que, o bom desempenho do trabalho do professor de apoio, a adequação do material de trabalho a ser utilizado junto ao aluno com necessidades especiais é fundamental. Além disso, o engajamento da gestão e demais servidores da escola se faz necessário para que a inclusão se torne uma realidade.

Biografia do Autor

Marcia Fernanda de Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM

Licenciada em Letras Português/Inglês- UNIUBE, possu Pedagogia pela UNINTER, Pós graduação em Eja para privados de liberdade- UFTM,  Pós graduação em Ciências da religião, pelo Instituto passo 1. Aluna do curso de Pós-graduação em Educação Profissional e tecnológica inclusiva- IFTM.

Flavio Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM

Professor do Curso de Pós Graduação em Educação Especial IFTM – Campus Uberaba. baruck_07@yahoo.com.br

Referências

Brasil (RCNEI, 1998). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, 2015 “a”, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 20 fev. 2020.

BRASIL. 2015 “b”, Lei Federal nº. 8069, de 13 de julho de 1990. ECA _ Estatuto da Criança e do Adolescente .Legislação correlata. 13. ed. Brasília, DF. Câmara dos Deputados, 2015.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes CurricularesNacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais – orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

LIMA, P. A. Educação inclusiva e igualdade social. São Paulo: Avercamp, 2006.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. da.Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. da (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2008. p. 7-8

UBERABA. LEI Nº 10.033, 23 de agosto de 2006. Institui programa de inclusão da pessoa com deficiência no âmbito da administração pública direta, autarquias e fundações do município e dá outras providências. Disponível em: http://leismunicipa.is/pmtln. Acesso em: 02 de junho de 2020.

UNESCO (1994). Declaração de Salamanca e enquadramento da ação na área das necessidades educativas especiais. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

WALLON, Henry (1973/1975). A psicologia genética. Trad. Ana Ra. In. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa (coletânea).

Downloads

Publicado

2020-10-01