Relato de experiência de leitura partilhada entre uma professora em formação e um aluno com Síndrome de Ásperger em sala de recurso

Autores

  • Lorena Goulart Lopes Rede municipal de Guapiaçu (SP). Escola pública do estado de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4989

Palavras-chave:

Leitura partilhada, Formação de professores, Síndrome de ásperger, Ensino fundamental II.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi refletir sobre uma atividade de leitura partilhada com um aluno diagnosticado com Síndrome de Asperger na sala de recursos de uma escola pública. Questões de educação inclusiva, formação inicial de professores, mediação e leitura compartilhada foram mobilizadas. O relato se consolidou após 5 sessões de leitura compartilhada do livro “O estranho caso de cachorro morto” de Mark Haddon (2003) durante o Atendimento Educacional Especializado no contraturno. A experiência propiciou conclusões tais como: a compreensão da extensão do autismo para uma professora em formação inicial, a capacidade de enxergar-se como indivíduo acima do rótulo de diagnóstico e os benefícios interacionais possibilitados pela leitura partilhada.

Biografia do Autor

Lorena Goulart Lopes, Rede municipal de Guapiaçu (SP). Escola pública do estado de São Paulo.

Docente do Ensino Fundamental II na rede municipal de Guapiaçu (SP) e do Ensino Médio na escola pública do estado de São Paulo. Graduada em Letras (português/inglês) pela UFTM, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (IFTM).

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Publicado

2020-10-01