Relato de experiência de leitura partilhada entre uma professora em formação e um aluno com Síndrome de Ásperger em sala de recurso
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4989Palavras-chave:
Leitura partilhada, Formação de professores, Síndrome de ásperger, Ensino fundamental II.Resumo
O objetivo deste trabalho foi refletir sobre uma atividade de leitura partilhada com um aluno diagnosticado com Síndrome de Asperger na sala de recursos de uma escola pública. Questões de educação inclusiva, formação inicial de professores, mediação e leitura compartilhada foram mobilizadas. O relato se consolidou após 5 sessões de leitura compartilhada do livro “O estranho caso de cachorro morto” de Mark Haddon (2003) durante o Atendimento Educacional Especializado no contraturno. A experiência propiciou conclusões tais como: a compreensão da extensão do autismo para uma professora em formação inicial, a capacidade de enxergar-se como indivíduo acima do rótulo de diagnóstico e os benefícios interacionais possibilitados pela leitura partilhada.
Referências
BARROS, J.;COUTO, M. E quando eu decodifico: A leitura da escola, na escola. Alfabetização e formação profissional, Bahia, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação: Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno, agosto de 2017.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação, dezembro de 2014.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação, janeiro de 2008.
KLIN, Ami. Autismo e Síndrome de Asperger: uma visão geral. Yale Child Study Center. New Haven, USA, 2006.
OLIVEIRA, E.; SILVA, T.; PADILHA, M.; BOMFIM, R. Inclusão Social: Professores preparados ou não?. POLÊM!CA, Rio de Janeiro, n. 3, p. 19, 31 de março. 2012. Consultado em 01/07/2020. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/3103/2224
SANTOS, Martinha Clarete Dutra dos. Os desafios na construção de sistemas educacionais inclusivos. 2014. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/os-desafios-na-construcao-de-sistemas-educacionais-inclusivos/. Acesso em: 06 maio 2020.
SILVA, Claudinei dos Santos. Inclusão de crianças autistas no processo de leitura. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Faculdade de Biblioteconomia, Belém, 2018.
SILVA, Lilian Lopes Martins da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; MORTATTI, Maria do Rosário Longo (Org.). O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de língua portuguesa. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.
TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen V. R.; BARTHOLO JUNIOR, Roberto dos Santos. O professor e o ato de ensinar. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 35, n. 126, p. 689-698, dez. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742005000300008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 02 ago. 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300008.
VASCONCELOS, A.; SANTOS, L.; FERRETE, A. O modelo de reflexão - na - ação de Donald Schön na formação inicial de professores em anais completos do colóquio internacional de educação e contemporaneidade (EDUCON) em Sergipe Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, n. 2, p. 573-585, 30 de novembro de 2018. Consultado em 05/07/2020. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11788/8040
WERNER, Luciana Rodrigues. A leitura literária: Um caminho para a humanização do sujeito. In: TODOROV, Tzveram. A literatura em perigo. Florianópolis, 2017, p. 15-26.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index