Os saberes experienciais da docência em um projeto de ensino não formal de línguas para jovens e adultos surdos na cidade de Goiatuba-GO
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4991Palavras-chave:
Ensino não formal, Línguas, Formação de professores.Resumo
O presente artigo pretendeu identificar os saberes envolvidos em um projeto de alfabetização em Libras para jovens e adultos surdos não escolarizados em situação não formal, destacando a contribuição dos saberes da prática da docência para a formação teórica de educadores inclusivos conforme os saberes propostos por Tardiff (2002). O levantamento dos dados foi feito através de entrevista semi-estruturada com as professoras autoras do projeto. Os resultados sugerem que a educação não formal mobilizou saberes experienciais relevantes para o desenvolvimento de um trabalho de docência para surdos em situação não formal realista e focado nas necessidades linguísticas dos participantes visando sua inclusão social e acessibilidade linguística.
Referências
AFONSO, Almerindo. A Sociologia da Educação em Portugal: elementos para a configuração do estado da arte, Teodoro, A. e Torres, C. (orgs.), Educação Crítica &Utopia, Perspectivas para o Século XXI, Porto, Afrontamento, 2005.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Ministério da educação. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acessado em: 29/04/2020.
BRASIL. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm Acessado em 29/04/2020.
CARDOSO, Aliana Anghinoni – UFPEL, BURKERT, Mauro Augusto Del Pino - UFPEL e DORNELES Caroline Lacerda – UFRGS. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauhier: Contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. IX Anped Sul. 2012 http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/668/556
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência Cadernos CEDES, 2006. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:d1_nts_pfnAJ:https://www.scielo.br/scielo.php%3Fscript%3Dsci_arttext%26pid%3DS0101-32622006000200004+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acessado em: 11/07/2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index