Os saberes experienciais da docência em um projeto de ensino não formal de línguas para jovens e adultos surdos na cidade de Goiatuba-GO

Autores

  • Neziran Teixeira Melo Becker Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4991

Palavras-chave:

Ensino não formal, Línguas, Formação de professores.

Resumo

O presente artigo pretendeu identificar os saberes envolvidos em um projeto de alfabetização em Libras para jovens e adultos surdos não escolarizados em situação não formal, destacando a contribuição dos saberes da prática da docência para a formação teórica de educadores inclusivos conforme os saberes propostos por Tardiff (2002). O levantamento dos dados foi feito através de entrevista semi-estruturada com as professoras autoras do projeto. Os resultados sugerem que a educação não formal mobilizou saberes experienciais relevantes para o desenvolvimento de um trabalho de docência para surdos em situação não formal realista e focado nas necessidades linguísticas dos participantes visando sua inclusão social e acessibilidade linguística.

Biografia do Autor

Neziran Teixeira Melo Becker, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM

Licenciatura em Letras Português-Inglês (ULBRA), Pós-graduação em tradução-inglês (UGF) e em Educação Tecnológica Inclusiva (IFTM).

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Publicado

2020-10-01