Lógica dialética e lógica formal: Álvaro Vieira Pinto e a natureza da luz

Autores

  • Luiz Carlos Montans Braga UEFS

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i3.5550

Palavras-chave:

Álvaro Vieira Pinto, lógica dialética, lógica formal, giro copernicano, natureza da luz

Resumo

O objetivo do artigo é tratar dos conceitos de lógica dialética e lógica formal na obra Ciência e existência, de Álvaro Vieira Pinto. Intenta-se mostrar, igualmente, ao final, o uso desses conceitos pelo autor para a análise de um exemplo presente no ensaio, a saber, o da natureza da luz. Este caso ilustra a fecundidade da proposta do autor ao defender a tese de que a lógica dialética é a única capaz de fazer que o homem possa compreender, em sua completude, o movimento real da natureza, das sociedades e da história. Com efeito, a lógica formal tem limitações estruturais e opera com restrições à contradição. Por seu turno, a lógica dialética apreende o real em sua estrutura imanente ao fazer uso dos conceitos de contradição, ação recíproca, totalidade, negação, síntese e identidade dos contrários. Ao focar o problema da natureza da luz, em seu último movimento, o artigo pretende, em um primeiro momento, trazer ao debate as posições de três clássicos da história da filosofia. Após, a proposta vieiriana será apresentada. A tese do autor não constata, em face das anteriores, qualquer mudança de natureza no objeto de ciência (a luz), mas propõe um giro copernicano, o qual consiste na mudança de enfoque cujo corolário é a mudança da lógica empregada para a compreensão do fenômeno, ou seja, sai de cena a lógica formal e entra em cena a lógica dialética.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Montans Braga, UEFS

Professor do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Estágio de pós-doutorado pelo PEPG em FILOSOFIA da PUC SP, sob supervisão de Antonio Valverde. DOUTOR EM FILOSOFIA pela PUC SP. Estudou, no doutorado, as relações entre afetos, política e direito em Espinosa, bem como as possíveis contribuições do espinosismo às teses do direito crítico. MESTRE EM DIREITO pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da FACULDADE DE DIREITO DA USP (LARGO SÃO FRANCISCO - USP). Graduado em Direito (PUC SP). Graduado em Filosofia, com licenciatura (FFLCH USP). Coautor do VERBETE FILOSOFIA POLÍTICA E DIREITO, publicado na ENCICLOPÉDIA JURÍDICA DA PUC-SP, seção de TEORIA GERAL E FILOSOFIA DO DIREITO (https://enciclopediajuridica.pucsp.br). Autor de ´Translúcido claro e distinto ou Kafka diante da lei: verdade, metáfora, direito`, publicado na Revista Direito e Práxis, da UERJ e de ´A lente e o pince-nez: Machado de Assis, Espinosa e a cultura política no Brasil`, publicado nos CADERNOS ESPINOSANOS, da USP, entre outros artigos e capítulos de livros. Autor, pela ed. Max Limonad, do livro ´A Cidade e o Medo: filosofia, direito, literatura`. Pesquisa temas relacionados a Espinosa e Maquiavel (desejo, afetos, direito, política), bem como temas contemporâneos e literários à luz da filosofia política de ambos. Tem se interessado e iniciado estudos em torno de autores da Filosofia Brasileira, especialmente Álvaro Vieira Pinto.

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Publicado

2022-03-06

Edição

Seção

Decolonizando a pedagogia: um olhar do Sul