Os processos da aprendizagem oral da língua portuguesa em crianças do ensino pré-escolar na cidade do Sumbe
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i3.6700Resumo
Este artigo apresenta resultados de um estudo realizado no município de Sumbe, com objetivo de descrever os processos de aprendizagem oral da língua portuguesa por crianças do ensino Pré-escolar. Para a realização deste estudo, utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de quatro (4) professoras do ensino Pré-Escolar que estão locadas em três diferentes escolas públicas da periferia da cidade do Sumbe em Angola. As participantes foram submetidas a uma entrevista com uma sequência de quatorze (14) perguntas no qual responderam individualmente de forma oral. O tema principal das perguntas e referente aos processos de aprendizagem oral da língua portuguesa em crianças do ensino Pré-escolar. A Língua Portuguesa é a única via de aprendizagem oral de conhecimentos linguísticos nas escolas de Angola. As interações orais entre crianças fora da sala de aula realizam-se numa relação entre língua portuguesa e línguas nacionais. Na instituição escola, sendo essa a responsável por prevalecer à visão, entre os educadores, de que não há influência das línguas nacionais no processo do ensino e aprendizagem neste caso dando ênfase a modalidade oral da língua portuguesa. Observamos que não há dificuldades de aprendizagem oral da língua portuguesa mesmo tendo a influencia e presença das línguas nacionais constituindo a linguagem das crianças. Predomina a concepção de que há facilidades no processo de aprendizagem oral da língua portuguesa pelas crianças mesmo quando não se considera essa interação com e por meio das línguas nacionais. As aulas de Língua Portuguesa são ministradas em português. Conclui-se assim que os participantes conhecem parcialmente os processos da aprendizagem oral da língua portuguesa em crianças da iniciação (Pré-escolar).
Palavras-chave: Processos, Aprendizagem oral; Língua Portuguesa; Pré-Escolar.
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