Os processos da aprendizagem oral da língua portuguesa em crianças do ensino pré-escolar na cidade do Sumbe

Autores

  • Gilda Nachoco Diniz Universidade Katyavala Bwila

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i3.6700

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo realizado no município de Sumbe, com objetivo de descrever os processos de aprendizagem oral da língua portuguesa por crianças do ensino Pré-escolar. Para a realização deste estudo, utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de quatro (4) professoras do ensino Pré-Escolar que estão locadas em três diferentes escolas públicas da periferia da cidade do Sumbe em Angola. As participantes foram submetidas a uma entrevista com uma sequência de quatorze (14) perguntas no qual responderam individualmente de forma oral. O tema principal das perguntas e referente aos processos de aprendizagem oral da língua portuguesa em crianças do ensino Pré-escolar. A Língua Portuguesa é a única via de aprendizagem oral de conhecimentos linguísticos nas escolas de Angola. As interações orais entre crianças fora da sala de aula realizam-se numa relação entre língua portuguesa e línguas nacionais. Na instituição escola, sendo essa a responsável por prevalecer à visão, entre os educadores, de que não há influência das línguas nacionais no processo do ensino e aprendizagem neste caso dando ênfase a modalidade oral da língua portuguesa. Observamos que não há dificuldades de aprendizagem oral da língua portuguesa mesmo tendo a influencia e presença das línguas nacionais constituindo a linguagem das crianças. Predomina a concepção de que há facilidades no processo de aprendizagem oral da língua portuguesa pelas crianças mesmo quando não se considera essa interação com e por meio das línguas nacionais. As aulas de Língua Portuguesa são ministradas em português. Conclui-se assim que os participantes conhecem parcialmente os processos da aprendizagem oral da língua portuguesa em crianças da iniciação (Pré-escolar).

Palavras-chave: Processos, Aprendizagem oral; Língua Portuguesa; Pré-Escolar.

Biografia do Autor

Gilda Nachoco Diniz, Universidade Katyavala Bwila

Mestre em Educação Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe da Universidade Katyavala Bwila (Angola).

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Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Pesquisa, Escrita e Formação Universitária