Métodos para o ensino dos esportes coletivos utilizados durante o estágio de 6º ao 9º ano

Patricia Machado da Silva, Mario Renato de Azevedo Júnior

Resumo


Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar os métodos de ensino utilizados na iniciação aos esportes coletivos, por estudantes de Educação Física durante o estágio supervisionado. Método: Foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo com abordagem quantitativa. A investigação envolveu a análise do trabalho pedagógico de 24 estudantes do curso de EF da Universidade Federal de Pelotas. Resultados: Os resultados mostraram que os principais métodos utilizados foram o analítico e o pré-desportivo/brincadeira. Das 418 atividades, em 237 (56,5%) delas os alunos optaram pela utilização de jogos, enquanto que as metodologias tradicionais, compreenderam 181 (43,3%) das atividades. Conclusão: O estudo aponta para uma prática coerente com um novo fazer pedagógico acerca do ensino dos esportes coletivos entre crianças em idade escolar.


Palavras-chave


metodologia de ensino, formação inicial, Educação Física

Texto completo:

P.28-31

Referências


Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 114 p.

Fortes MO, Mario RAJ, Marina MK, Pedro CH. A Educação Física escolar na cidade de Pelotas-RS: Contexto das aulas e conteúdos.Rev. Educ. Fís./UEM. 2012;23(1):69-78.

Costa LCA, Nascimento JV. Prática pedagógica de professores de Educação Física: conteúdos e abordagens pedagógicas. Rev. da Educ. Fís./UEM. 2006;17(2):161-167.

Garganta J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In: Graça A, Oliveira J. O Ensino dos Jogos Desportivos. Porto: Faculdade de Ciências Desportivas Educação Física; 2005. p.10-25.

Galatti LR, Ferreira HB, Silva YPG, Paes RR. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões. 2008; 6 (ed. Especial): 397-408.

Dietrich K, Dürrwächter G, Schaller HJ. Os grandes jogos:metodologia e prática. Tradução de Renate Sindermann. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico; 1984.

Costa LCA, Nascimento JV. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas.Rev. Educ. Fís./UEM. 2004;15(2):49-56.

Júnior JMF, Maldonado DT, Silva SAPS. Estratégias para ensinar esporte nas aulas de Educação Física: um estudo na cidade de Aparecida/SP. Motrivivência 2017;29(51):26-46.

Reverdito RS, Scaglia AJ, Paes RR. Pedagogia do Esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz 2009;15(3):600-610.

Venditti JRR, Sousa MA. Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a Pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem esportiva. Pensar a Prática 2008;11(1):47-58.

Paes RR, Montagner PC, Ferreira HB. Pedagogia do Esporte:iniciação e treinamento em basquetebol. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2015.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas S.A; 2002.

Ramos V, Graça ABS, Nascimento JV. A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de caso de formação inicial em Educação Física. Rev. bras. educ. fís. esporte 2006;20(1):37-49.

Galatti LR, Reverdito RS, Scaglia AJ, Paes RR, Seoane AM. Pedagogia do Esporte: Tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Rev. Educ. Fís./UEM 2014;25(1):153-162.

Greco PJ. Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos: Iniciação Esportiva Universal, Aprendizado Incidental- Ensino Intencional. Rev. Min. Educ. Fís. 2012;20(2):145-174.

Coutinho NF, Silva SAPS. Conhecimento e Aplicação de Métodos de Ensino para os Jogos Esportivos Coletivos na Formação Profissional em Educação Física. Movimento. 2009; 15(1):117-144.

Nascimento JV, Ramos V, Marcon D, Saad MA, Collet C. Formação Acadêmica e intervenção pedagógica nos esportes. Motriz. 2009;15(2):358-366.

ESEF-UFPel. Projeto pedagógico do curso de licenciatura de Educação Física, 2013.

Betti ICR. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz 1999;1(1):25-31.

Darido SC. Os conteúdos da Educação Física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Persp. Educ. Fís. Esc. 2001;2(1 Suppl):5-25.




DOI: https://doi.org/10.17648/aces.v6n1.2490

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Licença Creative Commons
Arquivos de Ciências do Esporte de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces.