Validade e reprodutibilidade do questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos (Isaq-A)

Autores

  • Thiago Ferreira de Sousa
  • Silvio Aparecido Fonseca
  • Helma Pio Mororó José
  • Markus Vinicius Nahas

Palavras-chave:

Questionários, Reprodutibilidade dos testes, Conduta de Saúde, Qualidade de Vida.

Resumo

Introdução: a utilização de instrumentos com capacidades psicométricas satisfatórias é essencial para as tomadas de ações destinadas à promoção da saúde. Objetivo: analisar a validade e o nível de reprodutibilidade do questionário para medida dos indicadores do estilo de vida, condições de ambiente e de aprendizagem em estudantes universitários. Para tanto, foram realizadas as seguintes etapas: 1ª–construção do questionário; 2ª–validade de face e conteúdo; 3ª–clareza do instrumento; e 4ª–reprodutibilidade. O questionário em sua versão final apresenta 71 perguntas. Resultados: os índices médios de validade e clareza foram 92% e 96%, respectivamente. Os níveis de validade foram satisfatórios para 95,7% das variáveis e níveis satisfatórios de reprodutibilidade foram observados para a maioria das variáveis do instrumento. O menor nível de concordância foi observado para o uso de cinto de segurança no banco da frente do carro, tempo usando o vídeo-game e idade de inicio do hábito de fumar. Conclusão: o questionário Isaq-A apresentou características psicométricas de aplicabilidade, validade e reprodutibilidade satisfatórias. A utilização deste questionário poderá contribuir para a compreensão e comparação de indicadores de saúde e qualidade de vida em estudantes universitários de diferentes universidades brasileiras.

Biografia do Autor

Thiago Ferreira de Sousa

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.

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Publicado

2013-05-17

Edição

Seção

Artigos originais