Quais os efeitos da natação para crianças e adolescentes? Revisão sistemática de literatura

Autores

  • Clara Knierim Correia Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Renata Maba Gonçalves Wamosy
  • Eduardo Henrique Zanella de Arruda
  • Arthur Dutra
  • Hélio Roesler
  • Suzana Matheus Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17648/aces.v7n1.3500

Palavras-chave:

natação, crianças, adolescentes, revisão sistemática

Resumo

Objetivo: Verificar os efeitos fisiológicos, psicológicos e biomecânicos da prática de natação em crianças e adolescentes, utilizando uma revisão sistemática de literatura. Método: De acordo com a declaração PRISMA, os estudos foram identificados por meio de quatro bases de dados (Web of Science, SportDiscus, Science Direct e Pubmed). Os termos utilizados para buscas foram relacionadas as crianças/adolescentes (child, preschool, pediatric, adolescent), natação (swim, aquatic exercise) e aos desfechos (physiologic, psychologic, biomechanics). O processo de busca seguiu as recomendações da estratégia PICO. Resultados: A busca retornou 727 estudos, destes, apenas 11 foram incluídos na revisão. Os estudos comparam a natação com outros esportes, jovens saudáveis e sedentários. Em relação a amostra, há predomínio de meninos (n=187) e de faixa etária entre seis e 20 anos. A maior parte dos estudos investigaram aspectos fisiológicos, predominando a capacidade pulmonar e cardiorrespiratória. Conclusão: A prática de natação parece promover aumento no VO2 máximo e função pulmonar, além de maior autoeficácia, qualidade do sono e sociabilização em crianças e adolescentes.

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Publicado

2019-07-31

Edição

Seção

Artigos de revisão