Sobre a Revista

                                                                                                                                     Julho/2023

Sobre a REAS

Foco e Escopo

 

         A Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde – REAS - Journal of Nursing and Health Care é um periódico eletrônico, de acesso aberto, sem taxas de submissão/publicação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde (Nível Mestrado e Doutorado), com apoio do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A REAS lançou seu primeiro número em dezembro de 2012; conta, agora, com periodicidade trimestral e trilingue (Português, Inglês e espanhol), em fluxo contínuo, contando com vinte e seis edições já publicadas até o momento.

         Em cada edição ´publica, no mínimo, 10, sendo 70% de artigos originais. A plataforma da revista conta com o apoio institucional da Editora UFTM, através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). O escopo da REAS é divulgar prioritariamente resultados de investigações científicas além de estudos teóricos, revisões críticas da literatura e relatos de experiência da Enfermagem que possam nortear a atenção à saúde das populações na promoção da saúde, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação biopsicossocial.

        Seu conselho editorial conta com profissionais de diversas localidades do país. No processo de avaliação, utiliza-se o sistema peer review,  garantindo o sigilo quanto à identidade dos autores e consultores. Dentro de suas metas, em médio prazo, constam: ampliar as bases de indexação, uma vez que, a partir de janeiro de 2016 já passou a publicar seus artigos em língua inglesa e, em 2023, em língua espanhola também; e ampliar o número de artigos publicados por edição, mantendo a proporção de 70% para artigos originais.  

        A revista utiliza o Digital Object Identifier (DOI®), e é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

        Deve ser utilizada a abreviatura Rev Enferm Atenção Saúde  em referências, notas de rodapé, bibliografias e notas bibliográficas.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos, submetidos à análise da REAS devem ser inéditos, não tendo sido apresentados ou publicados, na íntegra ou parcialmente, em outros periódicos. Devem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, segundo as normas da REAS.

Depois de ingressar no processo de avaliação, os artigos são avaliados pelos pareceristas convidados ad hoc, com relação à: formatação; normas Vancouver; figuras, imagens, quadros e respectivas fontes; apresentação do manuscrito de acordo com as normas da Revista; resumos em inglês, espanhol e português; números de palavras e páginas; triagem preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo.

Assim, o artigo é distribuído a pareceristas respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista. Todos os textos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas em um processo cego, considerando os critérios: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica – abordagem inovadora, visão crítica, reflexiva ou criativa, oferecendo avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.

Os pareceristas preenchem formulário padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, dois meses.

No caso de divergência entre os avaliadores sobre a pertinência ou não da publicação, o artigo é enviado a um terceiro parecerista e o resultado é submetido à Equipe Editorial para julgamento final.

No caso de solicitação de alterações, o artigo pode ser reencaminhado para nova avaliação. Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não são admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos ficam, então, disponíveis para publicação em ordem de protocolo.

 Utiliza-se o sistema de avaliação por pares (peer review), de forma sigilosa.

Os manuscritos apresentados para publicação são de total responsabilidade dos seus autores, devendo ser acompanhados do Formulário Individual de Declarações.

Quando se tratar de pesquisa envolvendo seres humanos ou animais, o autor deverá apresentar cópia do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa seguindo as normas do CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) ou do CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal).

 A Reas conta com um quadro de avaliadores externos.

 Periodicidade

Fluxo contínuo. A publicação contínua é uma referência internacional que oferece maior visibilidade dos artigos aprovados sem a espera de agendamento para uma edição. Assim, conforme os artigos são avaliados, e aprovados por pareceristas e editores, o manuscrito passa para o processamento editorial para publicação. A Publicação é uma edição trimestral, com volume e número específicos, e recebem o e-location, além das indexações e validação do DOI. Suas Edições Especiais são confeccionadas sob demanda, quando aprovadas pelos mesmos critérios que regem sua política de avaliação conforme políticas editoriais e normas de submissão.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Conflitos de Interesse, Plágio e Ética

Com relação aos "conflitos de interesses", os autores devem declarar, por meio do sistema de submissão, a inexistência destes.

Entendem-se por "conflitos de interesses" as situações geradas pelo confronto entre os interesses públicos e privados, institucional e pessoal, influenciadas pelos interesses de uma das partes para a obtenção de vantagens, prejudicando as demais e comprometendo o interesse coletivo, em conduta antiética (incorreta e inapropriada) e imoral (concretiza em prejuízo).

Quanto às questões de "plágio", crime de violação dos direitos autorais, a REAS realiza, para todos os manuscritos aprovados, o procedimento de verificação de similaridade por meio de softwares, cujo relatório é analisado pelos editores.

Práticas que ferem a integridade científica como plágio e autoplágio serão levadas para avaliação do Conselho Editorial para decisão das penalidades que vão desde a solicitação para reescrever o manuscrito, a recusa do manuscrito, a suspensão de publicar no periódico, até mesmo a comunicação de plágio ao autor e sua respectiva instituição.

Os editores, ao detectarem alto índice de similaridade, dependendo da base de dados que identificaram, solicitarão ao(s) autor(es) para reescrever a parte e citar a fonte original.

Para extenso nível de similaridade os autores serão imediatamente comunicados, o manuscrito será recusado.

Práticas que ferem a integridade científica como plágio e autoplágio serão levadas para avaliação do Conselho Editorial para decisão das penalidades que vão desde a solicitação para reescrever o manuscrito, a recusa do manuscrito, a suspensão de publicar no periódico, até mesmo a comunicação de plágio ao autor e sua respectiva instituição.

Os editores, ao detectarem alto índice de similaridade, dependendo da base de dados que identificaram, solicitarão ao(s) autor(es) para reescrever a parte e citar a fonte original.

Para extenso nível de similaridade os autores serão imediatamente comunicados, o manuscrito será recusado e a instituição de afiliação do autor será notificada.

 

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2017-2020) - B1

 

Diretrizes para Autores Editar Diretrizes para Autores

A submissão do manuscrito deverá ser feita online, no endereço eletrônico http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer. Em caso de dificuldades, por favor, entre em contato com: rev.reas@uftm.edu.br. A publicação da Reas é em fluxo contínuo, sendo editada semestralmente, nos meses de julho e dezembro.

O preenchimento dos Metadados é obrigatório. Sem o completo preenchimento não será possível o manuscrito prosseguir para primeira etapa de avaliação.

  1. Autoria: No sistema da submissão (Metadados), apresentar os nomes completos de todos os autores (sem abreviações), ORCID, URL do lattes, instituição de origem/afiliação, cidade e estado sede da instituição de origem, país, resumo da  biografia (formação, maior titulação, endereço completo do autor responsável pela correspondência, bem como e-mail).

Atendidas as exigências de encaminhamento, o manuscrito receberá um protocolo de identificação. A seguir, o artigo passa por avaliação prévia dos Editores Associados, verificando-se o atendimento à política editorial e potencial de contribuição para a área. Atendendo a estas exigências, será encaminhado para dois consultores. No processo de avaliação, utiliza-se o sistema peer review, garantindo o sigilo quanto a identidade dos autores e consultores. Os pareceres emitidos pelos consultores passam pela Comissão Editorial que os analisa e os encaminha aos autores. Os manuscritos recusados serão imediatamente eliminados do sistema de submissão.

Para obter estas Orientações em um arquivo: 

 https://www.dropbox.com/s/0tfwljg9r1rlq0i/INSTRU%C3%87%C3%83O%20AOS%20AUTORES%20.pdf?dl=0

CATEGORIAS DE ARTIGOS

Artigo Original: resultado de investigação científica com contribuições inéditas para a Enfermagem e para a atenção à saúde das populações. Deverá ter, no máximo, 3.500 palavras excluindo-se desta contagem o título, resumos e referências. Máximo de 20 referências atualizadas e pertinentes ao tema do estudo. Sua estrutura deve conter introdução, método, resultados, discussão, conclusões e referências.

Estudo Teórico: resultado de investigação com formulação discursiva sobre modelos teóricos que ofereçam sustentação para pesquisas e práticas da área de Enfermagem e para a atenção à saúde das populações, propiciando interlocução nacional e internacional sobre o tema. Limitado a 2.000 palavras, excluindo-se desta contagem o título, resumos e referências e 10 referências.

Artigo de Revisão: revisão sistemática ou integrativa da literatura sobre tema de interesse para a Enfermagem e para a saúde, realizada por meio de rigorosos procedimentos metodológicos, acompanhada de análise e conclusões. Deverá ter, no máximo, 3.500 palavras excluindo-se desta contagem o título, resumos e referências, e sem limite de referências.

Relato de Experiência: destinado a descrever a atuação do profissional de Enfermagem e para a atenção à saúde das populações, em casos clínicos ou estudos de casos, com apresentação da experiência, discussão, conclusões e referências. Limitado a 2.000 palavras, excluindo-se desta contagem o título, resumos e referências e 10 referências.

EXIGÊNCIAS DE ENCAMINHAMENTO

  1. Condições para submissão verificadas
  2. Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos ou com animais
  3. Formulário Individual de Declarações preenchido: https://www.dropbox.com/s/njniqroj6tlyuer/Formulario_Individual_de_Declaracoes.pdf?dl=0
  4. Artigo anexado.

Propriedade intelectual

Creative Commons License

A REAS da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Indexação da submissão

O sistema adota o Protocolo para Coleta de Metadados do Open Archives Initiative, que é um padrão emergente para proporcionar acesso com base na indexação a recursos eletrônicos de pesquisa em escala global. Os autores farão uso de um padrão similar para incluir os metadados da submissão. O Editor-Gerente da revista deverá escolher as categorias para indexação e apresentar aos autores exemplos relevantes para auxiliá-los na indexação, separando os termos com ponto-e-vírgula (Ex.: termo1; termo2). Os termos deverão ser apresentados como exemplos ao acessar a página, por meio das expressões "Ex." ou "Por exemplo,".

  • BDENF (Base de Dados em Enfermagem)
  • CINAHL (Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature)
  • DOAJ (Directory of Open Access Journals)
  • EBSCO
  • Google Scholar
  • LATINDEX (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal)
  • OJS (Open Journal Systens)
  • REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
  • BVS (Biblioteca Virtual em Saúde)
  • CUIDEN (Base de dados da Fundacíon Index – España)
  • ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos)
  • Periódicos de Minas (Portal de Periódicos Científicos e Tecnológicos do Estado de Minas Gerais)

Política de Retratação

A Revista REAS assumiu o compromisso de garantir a integridade em todas as etapas do processo editorial, salvaguardando os seus envolvidos. Para tanto, responsabiliza-se por publicar correções, esclarecimentos, retratações, dentre outros que se façam necessários. Os artigos publicados poderão ser retratados no todo ou em parte.

Com o objetivo de garantir aos nossos autores e leitores uma política ética e coerente com os princípios da ciência aberta, o Periódico  utiliza o CrossMark.

"O Crossmark é uma iniciativa multi-editora da Crossref para fornecer uma maneira padrão para os leitores localizarem a versão atual de um conteúdo. Aplicando o logotipo da Crossmark, o Publishe Name está se comprometendo a manter o conteúdo que publica e alertar os leitores sobre as alterações se e quando elas ocorrerem. Clicar no logotipo do Crossmark lhe dirá o status atual de um documento e também poderá lhe dar informações adicionais de registro de publicação sobre o documento." (CROSSREF, 2020).

https://www.dropbox.com/s/766c44g2cpjq32e/Pol%C3%ADtica%20de%20Retrata%C3%A7%C3%A3o%20do%20Crossmark.pdf?dl=0

 

Histórico do periódico

A Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde – REAS - Journal of Nursing and Health Care é um periódico eletrônico, de acesso aberto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde (Nível Mestrado e Doutorado), com apoio do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A REAS lançou seu primeiro número em dezembro de 2012 e periodicidade semestral. A partir de 2016, passou a ter pulicação bilíngue (Português e Inglês). Agora, em fluxo contínuo a partir de 2022, conta com vinte e seis edições já publicadas até o momento. Em cada edição publicou, no mínimo, 10 artigos, sendo 70% de artigos originais. A plataforma da revista conta com o apoio institucional da Editora UFTM, através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). O escopo da REAS é divulgar prioritariamente resultados de investigações científicas além de estudos teóricos, revisões críticas da literatura e relatos de experiência da Enfermagem que possam nortear a atenção à saúde das populações na promoção da saúde, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação biopsicossocial. Seu conselho editorial conta com profissionais de diversas localidades do país. No processo de avaliação, utiliza-se o sistema peer review, garantindo o sigilo quanto à identidade dos autores e consultores. Dentro de suas metas, em médio prazo, constam: ampliar as bases de indexação  e ampliar o número de artigos publicados por edição, mantendo a proporção de 70% para artigos originais.