Aplicação de algoritmo computacional para o dimensionamento de redes de distribuição de água

Erich Kellner, Gabriel Duarte Tinti

Resumo


O presente trabalho teve por objetivo a aplicação de um algoritmo computacional utilizando a capacidade de análise hidráulica do EPANET 2.0 para o dimensionamento de redes de distribuição de água, considerando os critérios da velocidade máxima de escoamento no trecho e de perda de carga unitária máxima na tubulação, em três sistemas de distribuição de água projetados e implantados no município de São Carlos (SP). Os resultados da aplicação do algoritmo computacional foram comparados às soluções propostas pelos projetistas que empregaram o método do Seccionamento Fictício no dimensionamento das redes de distribuição de água. A aplicação do algoritmo computacional para os casos considerados gerou dimensionamentos cujos custos com tubulação foram reduzidos de 19,5% a 48,9% quando comparados com as soluções propostas pelos projetistas

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO NETTO, J. M.; ALVAREZ, G.A. Manual De Hidráulica. 7ª. Ed. Vol. 2. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 1982.

PORTO, R. M. Hidráulica Básica. 2a Ed. Projeto REENGE. São Carlos: EESC/USP, 2000.

ROSSMAN, L. A. EPANET 2 – Users Manual. U.S. Environmental Protection Agency – EPA. Cincinnati, Ohio, 2000. (Disponível em http://www.epa.gov/nrmrl/wswrd/epanet.html). Acesso em: 20/08/2014.

SABESP – COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. NTS 024: Rede de distribuição de água. Procedimentos. São Paulo, 1999. 3p.

SHAMMAS, N.K.; WANG, L. K. Abastecimento de Águas e Remoção de Resíduos. 3a Ed. LTC. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (2013). Índice da Construção Civil/Dezembro de 2013. (Disponível em http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/sinapi/rel_ins_sem_des_dez_2013/PRECOS_INSUMOS_SP_DEZ_2013_SEM_DESONERA%C7%C3O.PDF ). Acesso em: 01/12/2014.

TINTI, G; KELLNER, E. Algoritmo para dimensionamento de rede de distribuição de água empregando o EPANET 2.0 como ferramenta de cálculo. In: XVI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Anais... Lisboa: ABES, 2014, 15p.

TSUTIYA, M.T. Abastecimento de Água. 1a Ed. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.