Comportamento do Baculovirus spodoptera submetido a diferentes soluções de pH

Autores

  • Wesley Botelho Sousa Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0003-4697-927X
  • Karen Santos Silva
  • Mateus Silveira Freitas
  • Monica Hitomi Okura
  • Fernando Hercos Valicente

DOI:

https://doi.org/10.18554/rbcti.v3i1.1117

Palavras-chave:

Spodoptera frugiperda, Baculovírus spodoptera, concentrações de pH.

Resumo

Um dos vírus patogênicos a insetos mais comuns e estudados é o baculovirus, pois possui maior potencial para ser usado como agente de controle biológico de pragas, principalmente para o cultivo do milho. As lagartas Spodoptera frugiperda são comumente utilizadas para produção in vitro de baculovírus, que é utilizado como biopesticida. Este trabalho tem como objetivo analisar interferências de diferentes parâmetros de pH, associados ao comportamento e resistência do Baculovírus spodoptera. Utilizou-se o inóculo de baculovirus na concentração de aproximadamente 2 x 106 pol/mL. Cada amostra dos diferentes pH foram mantidas em repouso por 30 minutos em temperatura ambiente (25°C). Após centrifugação, foi observado na solução resultante  duas fases bem definidas, sobrenadante e precipitado (contendo a maioria dos corpos virais presentes na amostra). As fases foram separadas em tubos independentes, e o precipitado ressuspendido em água purificada de forma a manter o volume de solução utilizado no início do processo. A contagem de poliedros do precipitado e sobrenadante da solução foi definida em câmara de Neubauer, e as leituras nos diferentes pH, comparadas com a amostra controle contendo a solução do baculovirus e água purificada. Verificou-se que em pH ácido, houve uma diminuição na contagem do baculovírus. Ocorreu uma degradação do vírus em pH 10. Em pH 7, estes mantiveram estáveis. Foi possível verificar que as concentrações de pH diferentes, interferem na manutenção do baculovírus.

Biografia do Autor

Wesley Botelho Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Microbiologia, Biotecnologia, Controle Biológico.

Referências

BARROS, M.C. de E.S. Atividade de baculovirus selvagens em camundongos in vivo e in vitro e expressão da proteína do envelope do vírus da febre amarela (YFE) e da glicoproteína do vírus da raiva (RVGP) em célula de inseto. 2011. 169 f. Tese (Doutorado em Biologia Molecular) – Instituto de Biologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

BATISTA FILHO, A. et al. Persistência de duas formulações de Baculovirus anticarsia sobre folhas de soja, em condições de campo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 27, n. 7, p. 1005 - 1009, jul. 1992.

GERK, A.O.; KITAJIMA, E.W.; SOUZA, M.L. Identificação e caracterização de isolado brasileiro do vírus de poliedrose nuclear da lagarta do cartucho do milho. An. Soc. Entomol. Brasil, v. 26, n. 3, p. 507 – 515, 1997.

MOSCARDI, F., SOUZA, M. L.. Baculovírus para o controle de pragas. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento. nº 24- janeiro/fevereiro 2002.

SOUZA, M. L. et al. Caracterização de Baculovírus utilizados no controle de pragas. Biotecnologia ciência & desenvolvimento, n. 24, p. 18 – 20, 2002.

VALICENTE, F. H.; TUELHER, E. de S. Controle Biológico da Lagarta do Cartucho, Spodoptera frugiperda, com Baculovírus, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dez. 2009.

VALICENTE, F. H. et al. Identificação e purificação de um vírus de poliedrose nuclear da lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda. An. Soc. Entomol. Bras. v.18, 71-82 p., 1989.

VALICENTE, F. H.; TRULHER, E.de S.; BARROS, E. C. de. Processo de formulação do Baculovirus spodoptera em pó molhável. Circular Técnica, Sete Lagoas: Embrapa n.156, 2010.

Downloads

Publicado

2018-10-19

Como Citar

Sousa, W. B., Silva, K. S., Freitas, M. S., Okura, M. H., & Valicente, F. H. (2018). Comportamento do Baculovirus spodoptera submetido a diferentes soluções de pH. Revista Brasileira De Ciência, Tecnologia E Inovação, 3(1), 48–52. https://doi.org/10.18554/rbcti.v3i1.1117

Edição

Seção

Artigos