Estudo dos indicadores de propriedade industrial - um caminho para promoção do desenvolvimento de cidades emergentes

Caroline Dallacorte, Claudio Alcides Jacoski

Resumo


A inovação é um fator primordial de desenvolvimento das regiões ou organizações. Uma inovação só ocorre quando há presença de ideia, seguida de implementação e resultados. Já um sistema de inovação regional acontece através da interação entre organizações e instituições a fim de facilitarem as inovações em nível regional. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar o grau de iniciativas inovadoras e estudar a relação entre a propriedade intelectual e o desenvolvimento econômico de uma região a fim de identificar os fatores desta ligação e propor um sistema de inovação regional. Para tal, extraíram-se dados econômicos do município estudado (Chapecó-SC) na plataforma RAIS e obteve-se os dados de patentes, desenho industrial, marcas e programas de computador através do anuário estatístico do INPI num período de 12 anos. Ao final, fez-se um comparativo com outros municípios de mesmo porte para comprovar os resultados propostos. A cidade de Chapecó, de fato, apresentou a melhor evolução econômica e o maior grau de iniciativas inovadoras nos últimos 12 anos, porém, ainda necessita de um plano voltado as concessões de patentes, preferivelmente tendo-se o apoio governamental para que suas inovações sejam de fato, concretizadas. O que se pode concluir é que seu desenvolvimento econômico contribui para a visibilidade do município e a fim de que seu nível de inovação se torne mais considerável, é preciso que esta seja uma preocupação municipal, mobilizando-se atores, entidades e organizações para que Chapecó torne-se referência em mais um quesito.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, E. Programa de computador é protegido por registro de direito autoral. Inovação Uniemp, Campinas, v. 3, n. 2, mar./abr. 2007.

ARANCEGUI, M. N. Los sistemas regionales de innovación. Una revisión crítica. Ekonomiaz, n. 70, p. 25-59, 1º quadrimestre 2009.

CHAPECÓ. Lei nº 6476, de 15 de outubro de 2013. Dispõe sobre a política municipal de incentivo à inovação tecnológica; cria o conselho e o fundo municipal de ciência, tecnologia e inovação e dá outras providências. Chapecó, 2013. Disponível em: < https://www.leismunicipais.com.br/a/sc/c/chapeco/lei-ordinaria/2013/648/6476/lei-ordinaria-n-6476-2013-dispoe-sobre-a-politica-municipal-de-incentivo-a-inovacao-tecnologica-cria-o-conselho-e-o-fundo-municipal-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-e-da-outras-providencias>. Acesso em: 06 nov. 2015.

COOKE, P.; URANGA, M.; ETEXBARRIA, G. Regional innovation systems: institutional and organizational dimension. Research Policy, v. 26, p. 475-491, dez. 1997.

DE LIMA, G. M.; DANTAS, T. K. S.; GUIMARÃES, P. B. V. A proteção jurídica ao desenho industrial: impactos causados na competitividade de mercado nacional legal. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 5., Aracaju, 2014. Anais… Aracaju: UFS, 2014.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Santa Catarina em dados. 2015. Disponível em: < http://fiesc.com.br/sites/default/files/medias/ sc_em_dados_site.pdf>. Acesso em: 28 out. 2015.

GIRARDI, S. Inovação na administração pública municipal: estudo de casos em municípios do estado de Santa Catarina. 2010. 213 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Curso DL 101P BR – 2015-S2, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2015.

ISTO É INDEPENDENTE. A noite das cidades, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2015.

OCDE. Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento. Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. Finep, 2005. Disponível em: Acesso em: 05 nov. 2015.

PRATES, T. M. Sistemas regionais de inovação em tecnologias ambientais: um estudo de caso sobre o Paraná. 2006. 205p. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Paraná, Departamento de Ciências Econômicas, Curitiba, 2006.

PREFEITURA DE CHAPECÓ. Histórico, 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2015.

REIS, D. R. Gestão da inovação tecnológica. São Paulo: Manole, 2004.

SIMÕES, K. As cidades mais inovadoras do Brasil, 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2015.

TARTARUGA, I. G. P. As inovações nos territórios e o papel das universidades: notas preliminares para o desenvolvimento territorial no Estado do Rio Grande do Sul. In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED IBEROAMERICANA DE INVESTIGADORES SOBRE GLOBALIZACIÓN Y TERRITORIO, 11., 2010, Mendonza. Anais... Mendonza: Universidad Nacional de Cuyo, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.