Avaliação acústica e propostas para a adequação de ambientes educacionais

Autores

  • Gustavo Emmanuel Carvalho Borella Guidetti Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Ricardo Humberto de Oliveira Filho Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rbcti.v3i2.3064

Palavras-chave:

Acústica Arquitetônica, Conforto Acústico, Adequação Acústica de Ambientes.

Resumo

Em recintos dedicados a atividades educacionais tais como salas de aula, bibliotecas e laboratórios, um adequado condicionamento acústico é necessário. No caso das salas de aula e dos laboratórios de ensino, o propósito é a compreensão da palavra falada, já para bibliotecas e laboratórios de pesquisa, o silêncio e imprescindível. A Acústica é um dos ramos da Física responsável pelo estudo dos fenômenos do som e sua interação com o meio. Por sua vez, a acústica de salas destina-se ao condicionamento acústico de recintos, buscando solucionar os problemas associados ao som. Diversas normas foram elaboradas e são utilizadas para alcançar a qualidade necessária para o desenvolvimento das atividades. Neste trabalho, realizou-se a avaliação acústica das salas de aula, biblioteca, restaurante universitário e de um laboratório de ensino e pesquisa do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foram realizados ensaios para a obtenção do nível de pressão sonora ambiente, tempo de reverberação e tempo de decaimento inicial. A partir destes parâmetros foi estimado o tempo central, a definição e a inteligibilidade da fala. Os valores obtidos foram comparados aos recomendados pelas normas vigentes e foi constatado que os ambientes não estavam acusticamente projetados. Assim, foram propostas alterações construtivas com o objetivo de reduzir a reverberação, alcançando assim o conforto acústico. Baseado nas normas, foram definidos os materiais e a quantidade necessária para a adequação acústica de cada um dos recintos.

Biografia do Autor

Gustavo Emmanuel Carvalho Borella Guidetti, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Aluno de mestrado profissional em inovações tecnológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2015). Atualmente Supervisor de Produção na empresa Fundibrás, responsável por projetos e analises de qualidade em produção de ferro fundido. Com experiência em projetos como Baja, nas áreas de vibrações e acústicas, climatização e refrigeração.

Ricardo Humberto de Oliveira Filho, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Possui graduação (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência em projetos de avaliação e adequação acústica de ambientes, avaliação e controle de ruído industrial e ambiental

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Publicado

2019-02-04

Como Citar

Guidetti, G. E. C. B., & Oliveira Filho, R. H. de. (2019). Avaliação acústica e propostas para a adequação de ambientes educacionais. Revista Brasileira De Ciência, Tecnologia E Inovação, 3(2), 149–161. https://doi.org/10.18554/rbcti.v3i2.3064

Edição

Seção

Artigos