Avaliação acústica e propostas para a adequação de ambientes educacionais
DOI:
https://doi.org/10.18554/rbcti.v3i2.3064Palavras-chave:
Acústica Arquitetônica, Conforto Acústico, Adequação Acústica de Ambientes.Resumo
Em recintos dedicados a atividades educacionais tais como salas de aula, bibliotecas e laboratórios, um adequado condicionamento acústico é necessário. No caso das salas de aula e dos laboratórios de ensino, o propósito é a compreensão da palavra falada, já para bibliotecas e laboratórios de pesquisa, o silêncio e imprescindível. A Acústica é um dos ramos da Física responsável pelo estudo dos fenômenos do som e sua interação com o meio. Por sua vez, a acústica de salas destina-se ao condicionamento acústico de recintos, buscando solucionar os problemas associados ao som. Diversas normas foram elaboradas e são utilizadas para alcançar a qualidade necessária para o desenvolvimento das atividades. Neste trabalho, realizou-se a avaliação acústica das salas de aula, biblioteca, restaurante universitário e de um laboratório de ensino e pesquisa do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foram realizados ensaios para a obtenção do nível de pressão sonora ambiente, tempo de reverberação e tempo de decaimento inicial. A partir destes parâmetros foi estimado o tempo central, a definição e a inteligibilidade da fala. Os valores obtidos foram comparados aos recomendados pelas normas vigentes e foi constatado que os ambientes não estavam acusticamente projetados. Assim, foram propostas alterações construtivas com o objetivo de reduzir a reverberação, alcançando assim o conforto acústico. Baseado nas normas, foram definidos os materiais e a quantidade necessária para a adequação acústica de cada um dos recintos.
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