Envelhecer: um estudo de caso sobre as universidades da terceira idade no Brasil e Portugal

Autores

  • Marta Regina Farinelli Curso de Serviço Social, do Programa de Pós Graduação em Psicologia e, do Programa de Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0003-0536-4017
  • Nanci Soares Curso de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho http://orcid.org/0000-0002-9528-4231

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4702

Palavras-chave:

Alfabetização em saúde, Educação em saúde, Envelhecimento.

Resumo

Este é um estudo documental e de caso, realizado entre 2016 e 2017, referente as Universidades de Terceira Idade, e tem como objetivo descrever os programas de universidade direcionadas a pessoa idosa no Brasil e Portugal, com foco na literacia para a saúde. Utilizou-se da abordagem dialética como análise dos documentos encontrados. Considerou-se parte do estudo quatro universidades de cada país. Verificou-se que os programas das referidas instituições tem similitudes e que no Brasil são mais ligados a instituições de ensino superior e de pesquisa e em Portugal mais a iniciativas sociais pública e privadas. As atividades desenvolvidas contribuem para o envelhecimento ativo, a participação social e a melhoria da qualidade de vida. São programas delineados e dão respostas sociais a demandas da pessoa madura. O espaço é relevante para melhorar o nível de literacia para a saúde do idoso e idosa e pode ser uma estratégia efetiva para mudanças de estilo de vida e promoção da saúde.

Biografia do Autor

Marta Regina Farinelli, Curso de Serviço Social, do Programa de Pós Graduação em Psicologia e, do Programa de Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Assistente Social. Bacharel em Direito. Mestre e Doutora em Serviço Social. Professora Adjunta IV do Curso de Serviço Social, do Programa de Pós Graduação em Psicologia e, do Programa de Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba

Nanci Soares, Curso de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Assistente Social. Mestre e Doutora em Serviço Social. Pós Doutora em Ciências da Saúde. Docente no curso de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

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Publicado

2020-06-23

Como Citar

Farinelli, M. R., & Soares, N. (2020). Envelhecer: um estudo de caso sobre as universidades da terceira idade no Brasil e Portugal. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8, 633–647. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4702