Letramento em saúde de mães no gerenciamento de situações de urgência dos filhos com diabetes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.5016

Palavras-chave:

Letramento em saúde, Diabetes mellitus tipo 1, Enfermagem pediátrica, Mães, Emergências.

Resumo

Este é um estudo qualitativo e descritivo, realizado entre 2018 a 2019, num ambulatório e enfermarias pediátricas de um hospital público universitário no interior do estado de São Paulo, com o objetivo de identificar como a utilização do Letramento em Saúde auxilia mães no gerenciamento das situações de urgência de seus filhos com diabetes mellitus tipo 1. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 10 mães com idades entre 25 e 44 anos (média=34,1 anos; DP±6,5). O número de situações de urgência vivenciadas: mais de 10 (n=1); entre 5 e 10 (n=3); e menos que 5 (n=6).  As crianças e adolescentes filhos das pesquisadas possuíam idades entre 8 e 17 anos (média= 12,2 anos; DP±3,4) e tempo de diagnóstico de DM1 entre 3 meses e 11 anos (média=4,1 anos; DP±3,5). Emergiram quatro temas: “Acessando as informações relacionadas ao cuidado do diabetes”; “Compreendendo as informações sobre o diabetes”; “Avaliando as situações de urgências: reconhecendo e interpretando os sinais e sintomas de hipoglicemia e hiperglicemia”; e “Aplicando os conhecimentos: conduta das mães diante de uma situação de urgência”. As competências sobre acesso e compreensão apresentaram-se insuficientes, mas as mães avaliavam constantemente seus filhos e foi frequente o encaminhamento para o hospital durante as urgências, na competência aplicação de conhecimentos. Conclui-se que o letramento das mães é dinâmico, visto que as competências são utilizadas de acordo com suas vivências em situações de urgência, de modo que os profissionais de saúde devem considerar esse dinamismo e a necessidade de fornecerem apoio e promoverem o letramento em saúde das mães.

Biografia do Autor

Ana Carolina Andrade Biaggi Leite, Programa de Pós-graduação Interunidades de doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP)

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação Interunidades de doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP)

Kéllen Campos Castro Moreira, Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba

Enfermeira. Mestre em Psicologia. Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba

Rebecca Ortiz La Banca, Joslin Diabetes Center - Harvard Medical School

Pesquisadora Pós Doc no Joslin Diabetes Center, afiliado à Harvard Medical School

Karen Bernardi da Graça

Enfermeira

Rhyquelle Rhibna Neris, Programa de Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP

Enfermeira. Mestre em Ciências. Doutoranda do Programa de Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP

Karine Vilela Nascimento, Programa de Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP-US

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP

Lucila Castanheira Nascimento, EERP-USP

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem. Professora Titular da EERP-USP

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Publicado

2020-11-05

Como Citar

Leite, A. C. A. B., Moreira, K. C. C., La Banca, R. O., Graça, K. B. da, Neris, R. R., Nascimento, K. V., & Nascimento, L. C. (2020). Letramento em saúde de mães no gerenciamento de situações de urgência dos filhos com diabetes. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8, 987–999. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.5016