O AUTOCONCEITO COMO PROFISSIONAL NO ENSINO DE QUÍMICA E AS POSSIBILIDADES ABERTAS PELO PIBID

Autores

  • ELANE CHAVEIRO SOARES
  • João Augusto Valentim PIBID/QUÍMICA/CUIABÁ/UFMT Pós-graduando no PPGENC/UFMT
  • Ana Paula Albonette de Nóbrega PIBID/QUÍMICA/CUIABÁ/UFMT E.E. LICEU CUIABANO

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1183

Resumo

Neste recorte de pesquisa, trazemos a visão de formação continuada e de autoconceito como profissional da educação relacionado à participação no PIBID/Química/UFMT de dois professores supervisores. A formação continuada é uma ação de cunho autodidata que deve propiciar condições de suprir ações e informações de interesse, primeiro particular, pois que isso implica na satisfação em continuar aprendendo, depois como profissional, promovendo a ampliação das possibilidades na carreira. Da análise de um questionário foi possível destacar que para estes professores que atuam no ensino de Química há quase dez anos, enquanto área de principal interesse, o sentido da mediação sobre o currículo é complexa e ao mesmo tempo impulsionadora da elaboração do autoconceito profissional como especialista no assunto. As condições reais de enfrentamento são catalisadas pelas possibilidades abertas no envolvimento com o Pibid que os retira da zona de conforto e os coloca em posição de protagonistas de uma prática que deve, não apenas constituir sua história na docência, mas, a história de outros formandos. A valorização profissional precisa ir além das questões salariais e deslocar o debate para as condições cotidianas do ensino e formação continuada. Ambos possuem bom autoconceito profissional e acreditam que influenciam positivamente os pibidianos. O programa ofereceu um caminho para regressar ao ambiente acadêmico e a motivação necessária para voltar a estudar e escrever sob orientação docente.

Biografia do Autor

ELANE CHAVEIRO SOARES

rofessora Adjunta I do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso; Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS em 2012; Mestre em Educação/Ensino de Química pela Universidade Federal de Mato Grosso em 1997; Especialista em Supervisão e Currículo pelo Instituto Metodista de Ensino Superior de São Paulo em 1994; Graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso em 1992. Casada a mais de vinte anos com Cirano Campos e mãe de João Victor, Pedro Henrique e Guilherme (minhas maiores conquistas). Na UFMT, atua como coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ) e da Área de Ensino de Química e ainda dos programas PIBID/QUÍMICA e TUTORIA/QUÍMICA e é subcoordenadora do programa Novos Talentos/2014 no Projeto Águas de Mato Grosso.

João Augusto Valentim, PIBID/QUÍMICA/CUIABÁ/UFMT Pós-graduando no PPGENC/UFMT

Professor de Química da Educação Básica no Estado de Mato Grosso, e professor supervisor do PIBID/QUÍMICA/UFMT. Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Especialista em Educação a Distância em (2014). Possui experiência na área de ensino nas modalidades presencial e a distância, com ênfase em Química Geral, Físico Química e Química Orgânica.

Ana Paula Albonette de Nóbrega, PIBID/QUÍMICA/CUIABÁ/UFMT E.E. LICEU CUIABANO

Possui graduação em Química - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), com especialização em Educação em Ciências Naturais (2007). É professora do quadro efeitvo do Governo do Estado do Mato Grosso, ministrando a disciplina de Química para o Ensino Médio. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química para o Ensino Médio.

 

Downloads

Publicado

2016-01-22