DISCUSSÕES EM SOLO RONDONIENSE: REFLEXÕES SOBRE TRABALHO NA FORMAÇÃO CONTINUADA PNEM

Autores

  • Mirian de Oliveira Bertotti Instituto Federal de Rondônia - IFRO Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Nereida Machado Instituto Federal de Rondônia Universidade Federal de Rondônia
  • Robson Fonseca Simões Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v3i2.1898

Resumo

Resumo:

 

Este artigo se propõe a problematizar os campos da Educação e Trabalho através do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Rondônia, PNEM/RO. Tomando como objeto de estudos os cadernos de formação utilizados pelos cursistas, que apresentavam a necessidade de se (re)discutir os arranjos curriculares e fundá-los nas dimensões  propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. A temática deste estudo transita na perspectiva do trabalho, tomado pela formação como ontológico e educativo. Mas o que significa o Trabalho como princípio educativo? Como esta temática se apresenta ao longo da formação continuada? Esta e outras questões nos ajudam a refletir sobre uma possível natureza mercantilista que também pode se aproximar dessa modalidade de ensino. Para tanto, utilizou-se as contribuições dos teóricos Sacristan (2000), Saviani (2007) e Frigotto (2007).

 

Palavras-chave: Formação docente; Currículo;  Trabalho

Biografia do Autor

Mirian de Oliveira Bertotti, Instituto Federal de Rondônia - IFRO Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Educação - Linguagem - Língua Portuguesa

Nereida Machado, Instituto Federal de Rondônia Universidade Federal de Rondônia

Educação -Linguagens - Língua Portuguesa

Robson Fonseca Simões, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Educação - Linguagens - Língua Portuguesa

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Publicado

2017-01-24

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino