Do período colonial à independência: análise de A Geração da Utopia, de Pepetela

Autores

  • Daynara Aragão Côrtes Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Jeane Nascimento Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.2105

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar o romance A Geração da Utopia, de Pepetela, sob o enfoque temporal que apreende os anos finais do período colonial, até conquista da independência política, chegando, por fim, aos anos noventa em Angola. Apoiada por diferentes posições político-ideológicas, a narrativa além de nos apresentar como se deu a derrubada do império português, abrange aspectos particulares correspondentes ao amadurecimento de um grupo de jovens angolanos que acreditavam na autonomia e progresso das colônias. Através de uma leitura sociológica e em uma análise que busca identificar as questões que envolvem a formação da identidade nacional, amparamos a nossa fundamentação teórica nos estudos de Stuart Hall (2015), Thomas Bonnici; Maria Cevasco e Giséle Fernandes (2009), ao lado de leituras adicionais, para melhor compreender a obra.

Biografia do Autor

Daynara Aragão Côrtes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIX), com a manutenção do Blog Língua Dinâmica: ideias e sugestões para o ensino de Língua e Literatura Portuguesas. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa (PIBIC/COPES/UFS), com estudo relacionado às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atuando nos seguintes temas: ensino, literatura, história, memória e sociedade, sob orientação da profa. Dra. Jeane de Cassia Nascimento Santos (UFS/DLI). Desde março de 2017, atua como representante discente titular do conselho e colegiado no Departamento de Letras de Itabaiana (UFS/DLI). Fora do âmbito acadêmico, mantém a coluna "Diversidade e Alteridade" no portal Mais Sertão.

Jeane Nascimento Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui graduação em Letras - Faculdades de Ciências E Letras Tibiriça (1990), mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente, é professor ii adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura colonial, imperialismo, leitura, literatura portuguesa e identidade.

Downloads

Publicado

2017-08-06

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino