CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Janice Soares Anjos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Helen Cristina Pereira Silva
  • Luciana Resende Allain Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri País Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3555

Palavras-chave:

identidade docente, licenciatura, professor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a influência do Estágio Supervisionado e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na identidade profissional docente de futuros professores de Ciências e Biologia. Para tanto, levantamos dados dos trabalhos produzidos sobre isso nos anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (IX ENPEC) e do V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (V ENEBIO). Os trabalhos apontam que o Estágio Supervisionado e o PIBID são experiências formativas extremamente importantes para a construção e fortalecimento da identidade profissional dos futuros professores de Ciências e Biologia, o que traz como desafio o aprimoramento e valorização destas práticas na formação inicial dos professores.

Biografia do Autor

Janice Soares Anjos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri e com Pós - Graduação em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais

Helen Cristina Pereira Silva

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Foi bolsista do PIBID- Biologia e tem interesse pelos temas: educação ambiental e formação inicial de professores de Ciências e Biologia.

Luciana Resende Allain, Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri País Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Tem interesse pelos temas: formação inicial de professores de Ciências e Biologia e identidade profissional docente.

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Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Ensino e Formação de Professores