Aula de português na educação superior: Um olhar para a aprendizagem significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4134

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Competência interativa e comunicacional, Redação comercial, Língua materna.

Resumo

Independentemente da disciplina que se ministra, é possível provocar discussões em prol de uma aprendizagem significativa. Certamente alguns conteúdos são mais propícios que outros. Além disso, de modo geral, disciplinas e conteúdos direcionados ao futuro campo de atuação profissional tendem a atrair mais o interesse e a participação dos alunos. Com base nesses pressupostos, este artigo apresenta um relato de experiência e discute os resultados alcançados com a aplicação de uma atividade que teve como objetivo promover o desenvolvimento das quatro habilidades necessárias à competência interativa e comunicacional, conforme Irandé Antunes (2016): ler, escrever, falar e ouvir – fundamentais para toda e qualquer atuação cidadã e profissional. Tal proposta foi apresentada na disciplina de Redação Comercial I, ministrada para alunos do primeiro semestre do curso de graduação em Administração de Empresas, de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de São Paulo. A atividade elaborada para essa referida turma parte da técnica “pequenos grupos para formular questões”, proposta por Masetto (2003, p. 119), e termina com a escrita e reescrita de um artigo de opinião. Dessa forma, pretende-se mostrar, ainda, como, a partir de uma técnica interativa e de materiais que fazem parte do cotidiano social e profissional dos alunos, foi possível propiciar um estudo efetivo da língua da materna.

Biografia do Autor

Luciana Paula Bento Luciani, Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM

Doutora e Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), graduada em Letras com Habilitações em Tradutor e Intérprete e Licenciatura Plena - Inglês/Português pela Universidade Ibero-Americana (UNIBERO). Tem larga experiência profissional no segmento corporativo e acadêmico, especialmente na Educação Superior, como docente nas modalidades presencial e a distância. Atualmente é professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) na qual ministra aulas para os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Secretariado Executivo Trilíngue, além de compor o quadro docente da pós-graduação lato sensu em Assessoria Executiva da mesma instituição.

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Publicado

2021-01-25