O LÚDICO E AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i2.4226

Palavras-chave:

Formação, Linguagem, Educação

Resumo

O presente artigo tem por finalidade conhecer as Abordagens Pedagógicas que são mais utilizadas por educadores a fim de se verificar a possibilidade de inserção de atividades lúdicas. Não obstante, coube-nos realizar uma viagem no tempo para observar como a Educação Infantil figura na Legislação Federal. Para tanto, buscamos desde o Império até a República brasileira. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, pois permite ao pesquisador interagir com os dados encontrados, este trabalho realizou uma revisão bibliográfica documental, além de uma revisão teórica. Foi possível perceber com este estudo, portanto, que a Educação Infantil é um ambiente propício para desenvolver o lúdico, principalmente em situações que representam a realidade. Também entendemos que é preciso fomentar a formação continuada dos profissionais da educação a fim de aperfeiçoar o processo de ensino/aprendizagem.

PALAVRAS CHAVE: Educação Infantil; Lúdico; Legislação.

Biografia do Autor

Simone França de Sousa

Licenciada em Letras Espanhol, professora do Ensino Básico. Está cursando a especialização "curso de Especialização em Educação Profissional de Educação Tecnológica e Inclusiva." Na instituição IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro). Professora na Escola Municipal Santa Maria.

Michelle França Lima

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2016), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano e professora do Instituto Federal Goiano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, memória, formação de professor, práticas e currículo.

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Publicado

2020-01-06