A relação entre o Programa Residência Pedagógica e a Formação Continuada de Professores Preceptores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4313

Palavras-chave:

Formação Continuada, Programa Residência Pedagógica, Prática Pedagógica.

Resumo

O corrente trabalho, fruto de um estudo realizado através de uma Iniciação Científica e desenvolvido em 2019, versa sobre a relação entre o Programa Residência Pedagógica (PRP) e o processo de Formação Continuada (FC)  de professores que, neste caso, atuam como preceptores no referido programa. Com o objetivo de identificar e perceber como o PRP age no processo de FC desses professores, além de compreender a importância da FC na atuação docente, o estudo apresenta uma abordagem qualitativa, tendo como métodos para a coleta de dados observações semanais que aconteceram semanalmente na Instituição de Ensino Superior que ocorria o PRP. Nessas reuniões, encontravam-se todos os participantes do programa, possibilitando um intenso debate acerca do trabalho do professorado. A partir das observações realizadas e da busca bibliográfica pode-se chegar a fase de analisar e discutir os resultados. Portanto, com o fim da pesquisa, percebe-se que o PRP se caracteriza como espaço de FC ao apresentar momentos formativos de compartilhamento de experiências e de trocas de saberes entre agentes educacionais de diferentes níveis (acadêmicos residentes, professores da educação básica - preceptores e professores do ensino superior - coordenadores). Além disso, destaca-se a importância da FC na prática pedagógica, pois esta auxilia os docentes em seu dia-a-dia, possibilitando reflexões e melhorias em sua formação profissional.

Biografia do Autor

Eriques Piccolo Becker, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Gestão Educacional.Professor de Educação Física. Mestrando em Educação Física.

Rosalvo Luis Sawitzki, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado II do CEFD/UFSM; Pós-Doutorado UFES; Doutorado em Educação na UNISINOS; Mestrado em Educação nas Ciências UNIJUÍ; Especialização em Educação Física Escolar FASEF/Dom Bosco; Graduação em Educação Física Licenciatura UNICRUZ.

Ana Nathalia Almeida Callai, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Física escolar: práticas de ensino pelo Centro Universitário Internacional. Formada em Educação Física Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria.

Mariana Perini Borck, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. Monitora Voluntária nas aulas práticas de Anatomia Humana, no curso de Educação Física (licenciatura) - Universidade Federal de Santa Maria. 

Referências

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

BRASIL, Ministério de Educação – CAPES (coordenadoria de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior). Programa de Residência Pedagógica (PRP), 2018. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Formação Continuada de Professores: Tendências Atuais. IN: MIZUKAMI, Maria da Graça N.; REALI, Aline Maria de M. Rodrigues. Formação de professores: Tendências Atuais. São Paulo: EDUFSCar e FINEP, 1996.

CARDOSO, A. A receptividade à inovação e a formação dos professores. file:///C:/Users/Desktop/Desktop/Downloads/Dialnet AReceptividadeAInovacaoEAFormacaoDosProfessores-2796353.pdf

HUBERMAN, M. O ciclo de vida dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p31-61.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010

Dicionário crítico da educação física/ Org. Fernando Jaime González, Paulo Evaldo Fensterseifer - Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. - 424 p. - (Coleção educação física).

MOLINA, V. Dicionário Crítico da educação física.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, v.1, n.3, p.15-21. 1996. Disponível em: <http://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf> Acesso em: 10 de outubro 2019.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf

Downloads

Publicado

2021-01-25