A relação entre o Programa Residência Pedagógica e a Formação Continuada de Professores Preceptores
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4313Palavras-chave:
Formação Continuada, Programa Residência Pedagógica, Prática Pedagógica.Resumo
O corrente trabalho, fruto de um estudo realizado através de uma Iniciação Científica e desenvolvido em 2019, versa sobre a relação entre o Programa Residência Pedagógica (PRP) e o processo de Formação Continuada (FC) de professores que, neste caso, atuam como preceptores no referido programa. Com o objetivo de identificar e perceber como o PRP age no processo de FC desses professores, além de compreender a importância da FC na atuação docente, o estudo apresenta uma abordagem qualitativa, tendo como métodos para a coleta de dados observações semanais que aconteceram semanalmente na Instituição de Ensino Superior que ocorria o PRP. Nessas reuniões, encontravam-se todos os participantes do programa, possibilitando um intenso debate acerca do trabalho do professorado. A partir das observações realizadas e da busca bibliográfica pode-se chegar a fase de analisar e discutir os resultados. Portanto, com o fim da pesquisa, percebe-se que o PRP se caracteriza como espaço de FC ao apresentar momentos formativos de compartilhamento de experiências e de trocas de saberes entre agentes educacionais de diferentes níveis (acadêmicos residentes, professores da educação básica - preceptores e professores do ensino superior - coordenadores). Além disso, destaca-se a importância da FC na prática pedagógica, pois esta auxilia os docentes em seu dia-a-dia, possibilitando reflexões e melhorias em sua formação profissional.Referências
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BRASIL, Ministério de Educação – CAPES (coordenadoria de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior). Programa de Residência Pedagógica (PRP), 2018. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Formação Continuada de Professores: Tendências Atuais. IN: MIZUKAMI, Maria da Graça N.; REALI, Aline Maria de M. Rodrigues. Formação de professores: Tendências Atuais. São Paulo: EDUFSCar e FINEP, 1996.
CARDOSO, A. A receptividade à inovação e a formação dos professores. file:///C:/Users/Desktop/Desktop/Downloads/Dialnet AReceptividadeAInovacaoEAFormacaoDosProfessores-2796353.pdf
HUBERMAN, M. O ciclo de vida dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p31-61.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010
Dicionário crítico da educação física/ Org. Fernando Jaime González, Paulo Evaldo Fensterseifer - Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. - 424 p. - (Coleção educação física).
MOLINA, V. Dicionário Crítico da educação física.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, v.1, n.3, p.15-21. 1996. Disponível em: <http://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf> Acesso em: 10 de outubro 2019.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index