Revisão de literatura sobre gestão da inclusão escolar

Autores

  • Marlucio Carlos de Melo Instituto Federal do Triângulo Mineiro-IFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4973

Palavras-chave:

Gestão, Educação, Inclusão.

Resumo

Mesmo que a inclusão escolar seja uma realidade na atualidade, ainda existe dificuldade por parte das instituições de ensino, principalmente públicas, no sentido de lidar com a adequação à demanda crescente de alunos especiais. O objetivo principal deste trabalho foi verificar modelos de gestão da inclusão escolar do ponto de vista da educação inclusiva. Para tanto, buscou-se, através de pesquisa na plataforma Google Acadêmico, trabalhos sobre o referido assunto, utilizando-se o descritor “gestão da inclusão escolar”, na qual obteve-se um total de 9 artigos. A partir de seus títulos, resumos e palavras-chave, os trabalhos foram organizados conforme suas temáticas: políticas públicas e aplicação de políticas públicas. Dos resultados apresentados, apenas um trabalho apresentou um modelo de gestão da inclusão ampliado e com alguns indicadores. Os resultados deixam lacunas no que diz respeito à produção científica voltadas à apresentação de modelos inclusivos mais amplos, relacionados à gestão da inclusão escolar como um todo.

Biografia do Autor

Marlucio Carlos de Melo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro-IFTM

Docente de Matemática na EJA de 1º e 2º graus da Escola Estadual Geraldino Rodrigues Cunha, em Uberaba. Coordenador Pedagógico (Apoio de Direção) no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Raimundo Edmundo de Freitas (Uberaba). Graduado em Matemática (UNIFRAN), Pedagogia (UNIUBE) e Engenharia Ambiental e Sanitária (FACTHUS), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UCAM), Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (IFTM).

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Publicado

2020-10-01