Inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista através do lúdico com foco na educação infantil

Autores

  • Kéttima Rodrigues Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangula Mineiro-IFTM
  • Ronny Diogenes de Menezes Departamento de Educação do Ceres- UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4978

Palavras-chave:

Lúdico, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão, Educação Básica.

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no curso de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, voltada para profissionais que atuam com alunos com necessidades especiais na Educação Básica. Nosso objetivo foi realizar um estudo bibliográfico, fundamentado na pesquisa quantitativa para verificação de trabalhos científicos sobre a utilização do lúdico no processo de inclusão de crianças com Transtorno do Expectro Autista. Este estudo se justifica pela necessidade de ampliar os estudos que abordam a inclusão de crianças na educação infantil com transtorno do espectro autista por meio de atividades lúdicas. Nesse sentido, a partir da pesquisa bibliográfica foram analisados estudos realizados no país nos últimos cinco anos (2015 a 2019), através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que abordam o uso do lúdico na educação infantil com o objetivo de inclusão de estudantes com TEA. Os resultados apontam que a intervenção lúdica pode contribuir para o processo de inclusão de crianças com TEA, além disso, foi possível constatar que o volume de trabalhos ainda é pequeno, dessa maneira esperamos contribuir para o processo de inclusão de crianças com TEA, fomentando a pesquisa científica além da formação continuada de professores da Educação Básica

Biografia do Autor

Kéttima Rodrigues Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangula Mineiro-IFTM

Graduanda em Ciências Biologica. Especialista em Educação Especial Especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (IFTM).  

Ronny Diogenes de Menezes, Departamento de Educação do Ceres- UFRN

Mestre em formação de professores –UEPB. Especialista no ensino, tradução e interpretação de Libras - Faculdade Eficaz.Licenciado em Letras - UFPE.Chefe do Departamento de Educação do Ceres / UFRN.

 

Referências

BRASIL (2010). Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais. Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192 Acesso em: 20/02/2020.

BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (de 16 de julho de 1934). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm Acesso em: 18/02/2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases - LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em: 18/02/2020.

DAGUANO, L. Q.; FANTACINI, R. A. F. O lúdico no universo autista. Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 1, n. 2, p. 109-122, jul./dez. 201. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/sumario7.pdf acesso em 28 de abril de 2020.

GAUDERER, E. Christian. Autismo. [S.I]: Atheneu, 1993.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MARQUES, J. R. Transtorno Desintegrativo da Infância – O Que é?. Ansiedade publicado em 18 de agosto de 2019. Disponível em: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/transtorno-desintegrativo-da-infancia/. Acesso em: 28 de abril de 2020.

MINUSSI, Sandro Gindri; MOURA, Augusto Albuquerque; JARDIM, Mateus L. Gomes; R AVASIO, M. Homrich. Considerações sobre Estado da Arte, Levantamento Bibliográfico e Pesquisa Bibliográfica: relações e limites. Volume 9/Edição 2018. Revista gestão universitária, gestaouniversitaria.com.br ISSN: 1984-3097. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos-cientificos/consideracoes-sobre-estado-da-arte-levantamento-bibliografico-e-pesquisa-bibliografica-relacoes-e-limites#. Acesso em: 20/03/2020.

O que é o Estado da Arte? Revista cientifica multidisciplinar “Núcleo do conhecimento”, ISSN: 24489-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/blog/videos/o-que-e-o-estado-da-arte. Acesso em: 20/03/2020.

Saiba como lidar com o autismo na educação infantil. Publicado em janeiro de 2019. Disponível em: https://educacaoinfantil.aix.com.br/autismo-na-educacao-infantil/ acesso em: 28 de abril de 2020.

Síndrome de Rett disponível em: https://www.abrete.org.br/sindrome_rett.php acesso em: 28 de abril de 2020.

VYGOTSKY, Lev. S. A Formação Social da Mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1991.

Downloads

Publicado

2020-10-16