O professor de apoio na educação pública: um estudo sobre o seu papel no processo de inclusão

Autores

  • Keilla Patricia Graciano Almeida SEE/MG
  • Ronny Diogenes de Menezes Departamento de Educação do Ceres / UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4981

Palavras-chave:

Inclusão, Educação fundamental, Professor de apoio

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência, no qual refletimos sobre a importância do Professor de Apoio no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na escola regular. Ele é fruto de uma experiência vivenciada em uma escola pública regular da cidade de Uberaba/MG. Para fundamentar o trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo, em sites como Google Acadêmico e Scielo. Nos apoiamos, portanto, em estudos de Damázio (2018), Morina (2013), Freitas (2013), entre outros. Também observamos a legislação vigente quanto aos procedimentos para a contratação deste profissional, e as suas atribuições. Foi possível verificar que o professor de apoio é uma peça fundamental no processo de inclusão escolar, pois sua atenção é direcionada a um número reduzido de alunos, possibilitando assim, a adequação dos materiais didáticos conforme a necessidade de cada aluno. O seu papel e de suma importância para que esses alunos consigam se desenvolver e consigam alcançar a construção do conhecimento, e assim promover a inclusão de crianças com necessidades especiais, na escola regular, no entanto, a legislação para a contratação, torna-se um empecilho para o atendimento das crianças com necessiades especiais, pois demanda uma equipe multiprofissional para demonstrar a necessidade de cada aluno, e a análise pelos órgãos competentes, o que leva tempo, deixando, muitas vezes os alunos sem o profissional de apoio acompanhando-o.

Biografia do Autor

Keilla Patricia Graciano Almeida, SEE/MG

Professora da rede estadual de Minas Gerais, Licenciada em Geografia. Pós graduanda pelo IFTM em Educação Especial.

Ronny Diogenes de Menezes, Departamento de Educação do Ceres / UFRN.

Mestre em formação de professores–UEPB. Especialista no ensino, tradução e interpretação de Libras - Faculdade Eficaz. Licenciado em Letras - UFPE.Chefe do Departamento de Educação do Ceres / UFRN.

 

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Publicado

2020-10-01