Revisão de estudos sobre alfabetização e letramento na cidade de Uberaba/MG

Autores

  • Eliane Aparecida Ricardo
  • Ana Paula Rodrigues Grupo Educacional FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.5212

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Educação Infantil.

Resumo

A linguagem é o principal meio de expressão humana, tornando-se objeto de estudo desde os primórdios das civilizações, assim, é importante se debruçar sobre a temática a fim de refletir sobre as diferenças entre ser alfabetizado e ser letrado, enfatizando o importante papel do professor no processo de alfabetização e letramento. Para fundamentar este trabalho recorremos à estudiosos como Magda Soares (2004), Moratti (2006) além de estudiosos da linguagem como Geraldi (2012). Destacamos que este estudo tem o escopo bibliográfico, uma vez que surge da pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as palavras-chave Alfabetização, Letramento e Educação Infantil, onde filtramos estudos na cidade de Uberaba/MG. Após a seleção dos trabalhos, foi aplicado o critério de exclusão que se delimita estudos voltados para a Educação Infantil. Desta forma no presente artigo buscou-se, através de uma revisão bibliográfica, entender as diferenças entre o letramento e a alfabetização a fim de compreender como o professor deve aliar tais conceitos em sua pratica de ensino, na Educação Infantil. Como resultados, observamos que apenas um trabalho abordou a temática, no âmbito da Educação Infantil, o que demonstra a necessidade de maior discussão sobre praticas de ensino na Educação Infantil que possibilitem ao aluno melhores condições de aprendizagem, a fim de que se tornem proficientes na competência leitora e consequentemente desenvoltos na escrita. Magda Soares (2004), aponta que alfabetização e letramento são processos distintos, no entanto, devem ser trabalhados de forma conjunta e contínua para que assim possam se complementar e dar condições aos alunos de não apenas decodificar as palavras, mas também compreendê-las e significa-las.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Ricardo

Pós-Graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais (Área de Conhecimento: Educação),  Pós-Graduanda em Educação Especial, Psicopedagogia Clínica é Institucional. Pós-Graduada Linguística, Letramento e Estudos Literários em Nível de Especialização (2005) Na Fundação Educacional de Ituverava Educação Infantil e Séries Iniciais Área de Conhecimento: Educação (EDA: FAVENI- ano /2019) Pós-Graduada Educação Especial, Psicopedagogia Institucional e Clínica também na FAVENI- ano 2020. Graduada em Letras licenciatura plena Pela Fundação Educacional de Ituverava no ano de 2004- Letras licenciatura plena.  Língua Portuguesa. Língua Inglesa e suas respectivas literaturas.

Ana Paula Rodrigues, Grupo Educacional FAVENI

Doutora em Educação (2012); Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade (2005); Especialista em Marketing (2005), Especialista em Tutoria em EAD (2016), Especialista em Docência do Ensino Superior (2016); graduada em Educação Física (2002) e Graduada em Administração (2016). Diretora de EAD do Grupo Educacional FAVENI, o mesmo possui as Faculdades FUTURA, Faculdade Dom Alberto, Faculdade FAVENI, Faculdade FARESE, Faculdade Fleming, Faculdade Porto União e Faculdade FACIBA, Faculdades Integradas Qualis. Atua principalmente nas áreas de EAD, Marketing, Gestão Empreendedora e Metodologia Científica. Pertence ao banco de avaliadores do INEP desde 2018

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Publicado

2021-01-25