A PERIFERIA COMO LUGAR DE EXISTÊNCIA SOCIAL DOS JOVENS E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO PERIPHERY AS A PLACE OF SOCIAL EXISTENCE OF YOUTH AND PROCESS SCHOOLING

Autores

  • ALDIMAR JACINTO DUARTE PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.773

Resumo

 

Resumo

No presente trabalho busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade de Goiânia, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Procura-se entender a relação que dois grupos de jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar.

Palavras-chave: juventudes; cidade; periferia; escolarização.

Abstract
In this paper we seek to examine the condition of young residents in the eastern region of the city of Goiania, students or out of school, from families who have a recent experience of schooling and parents engaged in manual occupations nature. It seeks to understand the relationship that two groups of young people belonging to layer in peripheral neighborhoods, located in the eastern region of Goiânia, established with the school. Analyzes the formative processes in which young people entered and the meanings that attach to education.

Keywords: youths; city; suburbs; schooling.

Biografia do Autor

ALDIMAR JACINTO DUARTE, PUC Goiás

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1995), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1999) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Educação e Trabalho e, Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, educaçao, sociabilidades juvenis, gestão escolar, inclusão social. É Professor do Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da PUC Goiás e, pesquisador nas áreas de juventude e, história e memória em: EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais. Atualmente encontra-se como coordenador do Núcleo de Pesquisas em Educação (NUPE) do Departamento de Educação da PUC Goiás, Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da PUC Goiás e coordenador de gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - PUC Goiás).

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Publicado

2014-09-28

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino