INTEGRAÇÃO NO PIBID: CORRIDA INTERCOLEGIAL DE “CARRINHOS DE RATOEIRA”

Diana Esther Tuyarot de Barci, Maria das Graças de Oliveira

Resumo


Embasada nos Principios da Aprendizagem Significativa Crítica propostos por M. A. Moreira a atividade proposta perpassou a sala de aula para gerar uma integração  entre discentes da licenciatura; supervisores e coordenador de área do PIBID; alunos do ensino medio; professores do ensino básico; diretores; pedagogos; funcionários das escolas; graduandos de outras áreas  e outros interessados. O projeto foi desenvolvido durante cinco mêses. Consistiu na construção, pelos bolsistas e alunos, de um carrinho movido a ratoeira. Após a corrida os alunos responderam a entrevista semi-estruturada e elaboraram relatórios. Os resultados obtidos geraram varios impactos, dentre eles, ocasião para os bolsistas de coordenar grupos de varias turmas, construir instrumentos de avaliação,  analizar relatórios. Para a supervisão, oportunidade de integração e interação com as outras escolas participantes do PIBID. Aos alunos do ensino médio possibilidade de socialização com os alunos das outras series e turmas, participação a jovens que habitualmente são desinteressados pela disciplina, visitas a outras escolas. Para a coordenação produção de atividade no tripê ensino-pesquisa-extensão além de incorporação de outros colaboradores, professores de outras disciplinas.


Texto completo:

PDF () PDF PDF ()


DOI: https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.816

Apontamentos

  • Não há apontamentos.