INTEGRAÇÃO NO PIBID: CORRIDA INTERCOLEGIAL DE “CARRINHOS DE RATOEIRA”

Autores

  • Diana Esther Tuyarot de Barci Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora
  • Maria das Graças de Oliveira Escola Estadual Almirante Barroso

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.816

Resumo

Embasada nos Principios da Aprendizagem Significativa Crítica propostos por M. A. Moreira a atividade proposta perpassou a sala de aula para gerar uma integração  entre discentes da licenciatura; supervisores e coordenador de área do PIBID; alunos do ensino medio; professores do ensino básico; diretores; pedagogos; funcionários das escolas; graduandos de outras áreas  e outros interessados. O projeto foi desenvolvido durante cinco mêses. Consistiu na construção, pelos bolsistas e alunos, de um carrinho movido a ratoeira. Após a corrida os alunos responderam a entrevista semi-estruturada e elaboraram relatórios. Os resultados obtidos geraram varios impactos, dentre eles, ocasião para os bolsistas de coordenar grupos de varias turmas, construir instrumentos de avaliação,  analizar relatórios. Para a supervisão, oportunidade de integração e interação com as outras escolas participantes do PIBID. Aos alunos do ensino médio possibilidade de socialização com os alunos das outras series e turmas, participação a jovens que habitualmente são desinteressados pela disciplina, visitas a outras escolas. Para a coordenação produção de atividade no tripê ensino-pesquisa-extensão além de incorporação de outros colaboradores, professores de outras disciplinas.

Biografia do Autor

Diana Esther Tuyarot de Barci, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora

Doutora em Física

Professora EBTT Área Física

Depto de Educação e Ciências

Maria das Graças de Oliveira, Escola Estadual Almirante Barroso

Professora de Física do Ensino Médio.

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino