A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A COMPLEMENTAÇÃO DO APRENDIZADO DO ALUNO

Felipe Moreira Barboza, Camila Bezerra Silva

Resumo


A partir da temática, “o uso de atividades lúdicas para a complementação do aprendizado do aluno”, buscamos compreender a importância das atividades lúdicas usadas pelo professor, como auxílio na sua aula, para que o conteúdo abordado pelo mesmo tenha uma maior fixação em seus educandos, já que se sabe que existe uma grande parceria entre teoria e prática e que juntas obtém-se consequentemente resultados mais eficazes. Tendo então essa prática como sinônimo de novas técnicas instrumentalizadas de dar aulas, já que o lúdico facilita a transmissão de alguns conteúdos que teoricamente seriam bem mais complexos de se compreender e até mesmo de se repassar, mediante isso o profissional traça metas que possam, de acordo com a realidade da turma, envolver cada aluno. Sendo estes métodos utilizados não com o propósito de substituir a aula e sim como métodos paralelos ao conteúdo abordado para que haja uma maior fixação e uma maior absorção do conhecimento oriundo dessas práticas. Segundo Selma Garrido Pimenta “O conhecimento não se adquire “olhando”, “contemplando”, “ficando ali diante do objeto”“. Conclui-se então que este conhecimento pode até acontecer se estivermos apenas como meros “expectadores”, porém não é fixado com a mesma efervescência de quando interagimos ativamente. 

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.860

Apontamentos

  • Não há apontamentos.