O IMPERADOR DINOSSAURO E MAIS DOIS REIS MORTOS: PARÓDIA E IRONIA EM “DINOSSAURO EXCELENTÍSSIMO” DE JOSÉ CARDOSO PIRES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v7i1.2313

Resumo

Resumo: Em “Dinossauro Excelentíssimo”, de José Cardoso Pires, há um protagonista de origem humilde que se aproxima não só com o que se conhece a respeito da vida de Salazar, como também permite a recuperação de um modelo mítico de líder político que seu governo propagava. O ditador se utilizou da crença no retorno do rei salvador, fincada no sebastianismo, a fim de justificar sua forma de governar. A aproximação daquele com a figura do messias, seja um personagem da história portuguesa ou um bíblico, adquire diferentes configurações em “Dinossauro Excelentíssimo”: ela é construída pelo entrelaçamento que se tece, já a partir da infância, entre a vida daquele que viria a ser o futuro imperador do Reino dos Mexilhões e Jesus. Tudo isso se faz de maneira paródica, pois, as aproximações entre as diferentes personagens, são trazidas e quase imediatamente subvertidas. Nosso trabalho investiga de que maneira o uso da paródia à vida de Jesus problematiza a imagem de líder político ideal, propagada no governo de Antônio de Oliveira Salazar. Para isso nos utilizamos das reflexões de Hutcheon (1985, 1991, 2000) e Lourenço (2010) e chegamos à conclusão de que o uso da paródia permitiu a problematização da ideologia salazarista.

Palavras-chave: José Cardoso Pires; identidade portuguesa; paródia

Biografia do Autor

Rachel Hoffmann, União das Escolas do Grupo FAIMI de Educação

Formada em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto, possui Mestrado e Doutorado pela mesma instituição, atuando em temas como literatura portuguesa contemporânea ou pós-moderninsta, paródia, ironia, identidade portuguesa. Leciona atualmente em uma faculdade privada, atuando em variados cursos (Pedagogia, Administração, Enfermagem, Educação, Física, Direito, Design) e em variadas disciplinas Poesia Portuguesa, Poesia Brasileira, Narrativa Portuguesa, Metodologia da Pesquisa, Literatura Infantojuvenil, Teoria da Comunicação, Leitura e interpretação de textos, Comunicação e Expressão, Técnicas de Redação e, atualmente, Filosofia Geral, Sociologia Geral e Jurídica e Antropologia Jurídica.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Hoffmann, R. (2018). O IMPERADOR DINOSSAURO E MAIS DOIS REIS MORTOS: PARÓDIA E IRONIA EM “DINOSSAURO EXCELENTÍSSIMO” DE JOSÉ CARDOSO PIRES. Revista Do Sell, 7(1). https://doi.org/10.18554/rs.v7i1.2313