Signos visuais, verbais e não-verbais do discurso quadrinístico
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.412Resumo
Os quadrinhos constituem um sistema semiótico que pode conjugar ao mesmo tempo signos verbais, não-verbais e visuais, sendo muito mais que a simples junção de “palavras” e “imagens”. Defendemos que o sentido de um discurso se apoia em três pontos que devem ser analisados: o sistema, os sujeitos, a situação histórica. Neste trabalho, pretendemos mostrar pontos de funcionamento do sistema e elucidar a relação dos signos que compõem a linguagem quadrinística e, de maneira geral, seus possíveis efeitos de sentido na tradução intersemiótica d’O Alienista, de Fábio Moon e Gabriel Bá. Dos autores que nos servem de base, citamos Barthes (1964, 1990), Costa (2013), Joly (2007) e McCloud (1995, 2008).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index