“É POSSÍVEL SE REPRODUZIR SOZINHO?”: O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE

Autores

  • Lais Mendes Ruiz Cantano UFTM
  • Camila Lima Miranda UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/acbiobras.v8iEsp..8522

Palavras-chave:

ensino por investigação, narrativas, educação básica, reprodução

Resumo

Diante da importância da reprodução para as espécies, fundamental para sua sobrevivência e propagação e, das dificuldades dos professores de Ciências da Natureza em trabalhar o tema “Reprodução” em sala de aula, neste artigo relata-se uma pesquisa que objetivou analisar aspectos que influenciam a constituição da primeira autora desse manuscrito como docente no desenvolvimento de uma atividade de ensino por investigação em aulas de Ciências, a partir de uma questão-problema relacionada a essa temática, a saber: “É possível se reproduzir sozinho?”. Para isso, foi construído e aplicado um plano de aula baseado nos pressupostos do Ensino por Investigação utilizando ferramentas acessíveis em sala de aula, como imagens e vídeos. A sequência didática produziu interesse, curiosidade e engajamento na maioria dos alunos ao resolver problemas. Discutiu-se a importância de uma atividade experimental, da alfabetização cientifica e do papel do professor em criar um papel ativo dos alunos na compreensão de conhecimentos científicos. Desenvolver as atividades propostas neste trabalho gerou uma reconstrução da experiência docente da primeira autora, pois foi necessário desenvolver estratégias diferentes de acordo com o espaço e condições da sala de aula.

Biografia do Autor

  • Lais Mendes Ruiz Cantano, UFTM

    Professora de Ciências e Biologia na rede estadual de Ribeirão Preto. Possui graduação em Biologia, Mestrado e Doutorado em Ciências (Neurociências e Comportamento, IP - USP São Paulo e Programa de Pós Graduação em Psicobiologia da FFCLRP/USP).  Tem Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental - “Ciência é 10!” da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pesquisadora  do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq) .

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Publicado

28-10-2025

Como Citar

“É POSSÍVEL SE REPRODUZIR SOZINHO?”: O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE. Acta Biologica Brasiliensia, [S. l.], v. 8, n. Esp., p. 43–57, 2025. DOI: 10.18554/acbiobras.v8iEsp.8522. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/acbioabras/article/view/8522. Acesso em: 5 dez. 2025.