AS ROCHAS CONTAM HISTÓRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/acbiobras.v8iEsp..8694

Palavras-chave:

ensino de ciências, ensino por investigação, narrativas, rochas, docência

Resumo

O objetivo geral da pesquisa relatada no presente artigo foi investigar impactos na atuação docente a partir da elaboração e implementação de uma sequência didática baseada no Ensino por Investigação nas aulas de Ciências do 6º ano, enfocando a temática das rochas como registros geológicos e históricos. O delineamento da pesquisa foi qualitativo, com análise dos dados obtidos por meio da observação em sala, registros reflexivos da docente, primeira autora desse manuscrito, e produções dos alunos. Os resultados indicaram maior engajamento dos estudantes nas aulas, além do desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a curiosidade científica e a capacidade de relacionar os conteúdos ao cotidiano. Conclui-se que o ensino por investigação, ao estimular o protagonismo estudantil e a contextualização dos conteúdos, contribui para uma aprendizagem mais significativa e integrada, especialmente em temas ligados à geociência, como as rochas. Também foi possível perceber mudanças positivas na prática docente, com fortalecimento da autonomia e no desenvolvimento profissional docente.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Pena dos Santos, Universidade Federal do Triângulo

    Professora da Educação Infantil na rede municipal de Uberaba (MG) e nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede particular. Graduada em Pedagogia e e licenciada em Ciências Biológicas. Possui  Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental - “Ciência é 10!” da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pesquisadora  do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq).

  • Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Licenciada e Bacharel em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Líder do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM).

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Publicado

28-10-2025

Como Citar

AS ROCHAS CONTAM HISTÓRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Acta Biologica Brasiliensia, [S. l.], v. 8, n. Esp., p. 113–126, 2025. DOI: 10.18554/acbiobras.v8iEsp.8694. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/acbioabras/article/view/8694. Acesso em: 5 dez. 2025.