AS ROCHAS CONTAM HISTÓRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18554/acbiobras.v8iEsp..8694Palavras-chave:
ensino de ciências, ensino por investigação, narrativas, rochas, docênciaResumo
O objetivo geral da pesquisa relatada no presente artigo foi investigar impactos na atuação docente a partir da elaboração e implementação de uma sequência didática baseada no Ensino por Investigação nas aulas de Ciências do 6º ano, enfocando a temática das rochas como registros geológicos e históricos. O delineamento da pesquisa foi qualitativo, com análise dos dados obtidos por meio da observação em sala, registros reflexivos da docente, primeira autora desse manuscrito, e produções dos alunos. Os resultados indicaram maior engajamento dos estudantes nas aulas, além do desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a curiosidade científica e a capacidade de relacionar os conteúdos ao cotidiano. Conclui-se que o ensino por investigação, ao estimular o protagonismo estudantil e a contextualização dos conteúdos, contribui para uma aprendizagem mais significativa e integrada, especialmente em temas ligados à geociência, como as rochas. Também foi possível perceber mudanças positivas na prática docente, com fortalecimento da autonomia e no desenvolvimento profissional docente.
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