Desafios da dupla carreira na formação de futebolistas: olhar sobre a escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.17648/aces.v6n3.2402Palavras-chave:
desenvolvimento humano, psicologia do esporte, escolaridade, Educação Física, treinamentoResumo
Objetivo: Analisar o nível de escolaridade de atletas juniores de futebol nos últimos anos e discutir os possíveis reflexos da dupla carreira. Métodos: Foi realizada uma análise dos dados coletados nos anos de 2010, 2013 e 2015, na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Resultados: Encontrou-se que os atletas formados no ensino médio aumentaram, partindo de 44,5% em 2010 para 67,39% em 2015, bem como que já surgem alguns no ensino superior, mas que devido ao modo como ocorre a estruturação da dupla carreira, é difícil ter alguma certeza quanto a qualidade e aproveitamento dos estudos. Conclusão: o número de atletas que finalizaram o ensino médio aumentou, trazendo sinais de esperança na busca por uma formação mais completa dos jovens, potencializando inclusive a chance de sucesso fora da modalidade para os que não chegam ao esporte profissional, mas que a qualidade destes estudos pode ser contestável, necessitando de maiores discussões neste contexto.
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