Desafios da dupla carreira na formação de futebolistas: olhar sobre a escolaridade

Autores

  • Renato Henrique Verzani LEPESPE - UNESP - Rio Claro/SP - Brasil.
  • Kauan Galvão Morão LEPESPE - UNESP - Rio Claro/SP - Brasil.
  • Guilherme Bagni LEPESPE - UNESP - Rio Claro/SP - Brasil.
  • Afonso Antonio Machado LEPESPE - UNESP - Rio Claro/SP - Brasil.
  • Adriane Beatriz de Souza Serapião UNESP - Rio Claro/SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17648/aces.v6n3.2402

Palavras-chave:

desenvolvimento humano, psicologia do esporte, escolaridade, Educação Física, treinamento

Resumo

Objetivo: Analisar o nível de escolaridade de atletas juniores de futebol nos últimos anos e discutir os possíveis reflexos da dupla carreira. Métodos: Foi realizada uma análise dos dados coletados nos anos de 2010, 2013 e 2015, na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Resultados: Encontrou-se que os atletas formados no ensino médio aumentaram, partindo de 44,5% em 2010 para 67,39% em 2015, bem como que já surgem alguns no ensino superior, mas que devido ao modo como ocorre a estruturação da dupla carreira, é difícil ter alguma certeza quanto a qualidade e aproveitamento dos estudos. Conclusão: o número de atletas que finalizaram o ensino médio aumentou, trazendo sinais de esperança na busca por uma formação mais completa dos jovens, potencializando inclusive a chance de sucesso fora da modalidade para os que não chegam ao esporte profissional, mas que a qualidade destes estudos pode ser contestável, necessitando de maiores discussões neste contexto.

Biografia do Autor

Renato Henrique Verzani, LEPESPE - UNESP - Rio Claro/SP - Brasil.

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e Especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Estácio de Sá. Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, pela UNESP - Rio Claro. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (LEPESPE)

Kauan Galvão Morão, LEPESPE - UNESP - Rio Claro/SP - Brasil.

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, pela UNESP - Rio Claro. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (LEPESPE)

Guilherme Bagni, LEPESPE - UNESP - Rio Claro/SP - Brasil.

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, pela UNESP - Rio Claro. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (LEPESPE)

Afonso Antonio Machado, LEPESPE - UNESP - Rio Claro/SP - Brasil.

Licenciado em Educação Física pela PUC- Campinas (1976); graduado em Filosofia e Pedagogia. Mestre (1985) e doutor(1994) em Educação, pela UNICAMP. Livre-docente pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro (1998).  Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte), foi presidente da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, de 2006-08). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE), no IB/UNESP.

Adriane Beatriz de Souza Serapião, UNESP - Rio Claro/SP - Brasil.

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1992) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Engenharia Elétrica (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) (2001) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Rio Claro-SP, e docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (PPG-DEHUTE), do Instituto de Biociências (IB).

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Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos originais