Contribuição dos esportes de aventura nas habilidades motoras em escolares: uma revisão narrativa
Resumo
Objetivo: Realizar uma revisão narrativa dos estudos que analisaram as contribuições dos esportes de aventura no desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em escolares. Métodos: A busca foi realizada por meio das seguintes bases de dados: Scielo, Lilacs e Pubmed. Na primeira fase, dois pesquisadores, em duplicata, avaliaram de forma independente os títulos e resumos de todos os artigos identificados. Todos os resumos que não forneceram informações suficientes sobre os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados para avaliação do artigo completo. Na segunda fase, os mesmos revisores avaliaram independentemente todos os artigos e fizeram a sua avaliação de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Ao final, dez estudos foram incluídos e utilizados para a formulação do estudo. Ao analisar os estudos da área, verificou-se que os esportes de aventura podem contribuir no desenvolvimento das habilidades motoras. Conclusões: Além disso, a ampliação da inserção desses esportes no contexto escolar permitiria ampliar o desenvolvimento de competências previstas na Base Nacional Comum Curricular, ressaltando a importância da inserção dos mesmos para serem ensinados nas escolas pelos professores de Educação Física.
Referências
Bruhns HT. No ritmo da aventura: explorando sensações e emoções. In: Marinho A, Bruhns HT (Orgs.). Turismo, lazer e natureza. São Paulo: Manole, 2003. p 29-52.
Cantorini J, Oliveira JRC. As atividades físicas de aventura na natureza: Um Estudo na Perspectiva do Processo Civilizador e da Tecnologia como Fator de Afastamento e Aproximação da Natureza. IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Ponta Grossa, PR, Brasil; 2005.
Pazin J, Frainer D, Moreira D. Crianças Obesas Tem Atraso no Desenvolvimento Motor. Lect: Educ Fís Dep 2006;11:101.
Neto AS, Mascarenhas LPG, Nunes GF, Lepre C, Campos W. Relação Entre Fatores Ambientais e Habilidades Motoras Básicas Em Crianças De 6 E 7 Anos. Rev Mack Educ Fís Esp 2004;3(3):135-140.
Brasil, Mistério da Educação. "Base nacional comum curricular." Brasília-DF: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2017.
Poli JJC, Silva AO, Pereira DW. Slackline uma nova opção nas aulas de Educação Física. Lect: Educ Fís Dep 2012;17:174.
Marinho A. Atividades na natureza, lazer e educação ambiental: refletindo sobre algumas possibilidades. Rev Motriviv 2004;22:47-69.
Goodway JD, Branta CF. Influence of a motor skill intervention on fundamental motor skill development of disadvantaged preschool children. Res Quart Exerc Sport 2003;74(1):36-46.
Haywood K, Getchell N. Desenvolvimento Motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Gallahue DL, Ozmun JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: AMGH Editora; 2001.
Rother ET. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paul Enferm 2007;20(2):5-6.
Galliano LM, Del Vecchio FB, Reckziegel MB, Schulz MI. Saúde, aptidão física e habilidades motoras de skatistas e de jovens inativos. Rev Didát Sist 2012;1:218-230.
Viana FM, da Silva Kilim KS, da Rocha Pereira AMM, Moletta AF. Slackline na escola: para o desenvolvimento do equilíbrio dinâmico e estático. Redes - Rev Interdisc IELUSC 2018;1(1):139-146.
Neto MAS, Wendhausen M. A prática do surf e sua influência no desenvolvimento infanto-juvenil. [Monografia de Especialização – Curso de Pós-Graduação em Gestão e Treinamento no Surf] Florianópolis (SC): Instituto Catarinense de Pós-graduação; 2010.
Galindo VA, Tenório JG. Atividade Física de aventura na natureza (AFAN) nas aulas de educação física do ensino fundamental: Uma perspectiva cultural. Rev Salusvita 2019;38(4):1019-1038.
França DL, Domingues SC. Esportes de aventura nas aulas de educação física. V Seminário internacional sobre profissionalização docente. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil; 2015.
Kaszubowski P. Os esportes de aventura nas aulas de Educação Física. [Trabalho de Conclusão do Curso - Licenciatura em Educação Física] Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 2011.
Souza FA, Da Costa Silva PC. A escalada nas aulas de Educação Física escolar no ensino médio. Rev Cad Formação RBCE 2014;4(2):44-54.
Scherma EP. Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia. [Tese de Doutorado – Instituto de Geociências e Ciências Exatas] Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; 2010.
Guimarães JRS, Folle A, Da Veiga MB. Corrida orientada: estratégia para avaliação dos conteúdos da Educação Física escolar. Rev Motriviv 2019;31(57):1-16.
Sousa AHL, Bentes LMN, Tomás AM, De Araújo Farias D. Níveis de equilíbrio e de força de resistência abdominal em adolescentes iniciantes na prática de slackline: um estudo experimental. J Phys Educ 2020;89(1):6-15.
Franco LCP, Cavasini R, Darido SC. Práticas corporais de aventura. In: González FJ, Darido SC, De Oliveira AAB (Orgs.). Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. Maringá 2.ed: Eduem, 2017. P 137-149.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Deverá ser encaminhado, no momento da submissão, em documentos suplementares, as declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. As declarações deverão ser elaboradas em documento único, conforme modelo disponibilizado aqui, e assinada pelo autor principal do manuscrito representando cada um dos autores.