Contribuição dos esportes de aventura nas habilidades motoras em escolares: uma revisão narrativa

Autores

  • Alisson Soares Antunes Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago-RS
  • Rodrigo Cavasini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcos Franken Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago-RS

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão narrativa dos estudos que analisaram as contribuições dos esportes de aventura no desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em escolares. Métodos: A busca foi realizada por meio das seguintes bases de dados: Scielo, Lilacs e Pubmed. Na primeira fase, dois pesquisadores, em duplicata, avaliaram de forma independente os títulos e resumos de todos os artigos identificados. Todos os resumos que não forneceram informações suficientes sobre os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados para avaliação do artigo completo. Na segunda fase, os mesmos revisores avaliaram independentemente todos os artigos e fizeram a sua avaliação de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Ao final, dez estudos foram incluídos e utilizados para a formulação do estudo. Ao analisar os estudos da área, verificou-se que os esportes de aventura podem contribuir no desenvolvimento das habilidades motoras. Conclusões: Além disso, a ampliação da inserção desses esportes no contexto escolar permitiria ampliar o desenvolvimento de competências previstas na Base Nacional Comum Curricular, ressaltando a importância da inserção dos mesmos para serem ensinados nas escolas pelos professores de Educação Física. 

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Publicado

2022-12-10

Edição

Seção

Artigos de revisão