O Efeito da Idade Relativa no futsal masculino em contexto escolar: uma revisão narrativa
Resumo
Objetivo: Apresentar, por meio de uma revisão narrativa, as publicações relacionadas ao EIR no futsal masculino em contexto escolar. Métodos: Para essa proposta, uma busca eletrônica na base de dados Portal de Periódicos CAPES foi realizada em outubro de 2022 sem restrição de termos relacionados à escola, utilizando-se dos seguintes descritores: RAE, Relative Age Effect, EIR, Efeito da Idade Relativa e Futsal, e suas combinações, considerando artigos originais e de revisão, publicados em português e inglês, sem delimitação de data. Dos 104 artigos encontrados, 80 foram excluídos por serem duplicados ou não possuir acesso, dois após leitura dos títulos e resumos e 16 após leitura do texto na íntegra, com seis artigos sedo considerados para a presente revisão. Resultados: Apesar da escassez de estudos, os resultados sugerem que o EIR é um fenômeno frequentemente evidenciado em categorias mais jovens. Conclusão: O EIR é um fenômeno recorrente no futsal masculino em contexto escolar, já que os estudos apontam sua existência nas categorias mais jovens, além de demonstrar significância em diferentes variáveis deste esporte. No entanto, são necessários mais estudos relacionados às categorias entre 10 e 15 anos, para que haja melhor compreensão acerca do EIR no início da vida esportiva de estudantes-atletas de futsal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Deverá ser encaminhado, no momento da submissão, em documentos suplementares, as declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. As declarações deverão ser elaboradas em documento único, conforme modelo disponibilizado aqui, e assinada pelo autor principal do manuscrito representando cada um dos autores.