O Efeito da Idade Relativa no futsal masculino em contexto escolar: uma revisão narrativa

Autores

  • Francielli Evelin Lopes Silva Universidade Federal de Mato Grsso
  • Vivian de Oliveira Universidade Estadual Paulista
  • Guilherme Roger Ramos dos Santos Universidade Federal de Mato Grsso
  • Alexandre Lima de Araújo Ribeiro Universidade de Brasília
  • Samuel da Silva Aguiar Centro Universitário UDF
  • Lucas Savassi Figueiredo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Henrique de Oliveira Castro Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Objetivo: Apresentar, por meio de uma revisão narrativa, as publicações relacionadas ao EIR no futsal masculino em contexto escolar. Métodos: Para essa proposta, uma busca eletrônica na base de dados Portal de Periódicos CAPES foi realizada em outubro de 2022 sem restrição de termos relacionados à escola, utilizando-se dos seguintes descritores: RAE, Relative Age Effect, EIR, Efeito da Idade Relativa e Futsal, e suas combinações, considerando artigos originais e de revisão, publicados em português e inglês, sem delimitação de data. Dos 104 artigos encontrados, 80 foram excluídos por serem duplicados ou não possuir acesso, dois após leitura dos títulos e resumos e 16 após leitura do texto na íntegra, com seis artigos sedo considerados para a presente revisão. Resultados: Apesar da escassez de estudos, os resultados sugerem que o EIR é um fenômeno frequentemente evidenciado em categorias mais jovens. Conclusão: O EIR é um fenômeno recorrente no futsal masculino em contexto escolar, já que os estudos apontam sua existência nas categorias mais jovens, além de demonstrar significância em diferentes variáveis deste esporte. No entanto, são necessários mais estudos relacionados às categorias entre 10 e 15 anos, para que haja melhor compreensão acerca do EIR no início da vida esportiva de estudantes-atletas de futsal.

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Publicado

2023-07-26

Edição

Seção

Artigos de revisão