Adaptação ao meio líquido é importante para aprendizagem da natação? Um estudo focado nos professores

Autores

  • Eva Lícia Xavier Moura
  • Renato Melo Ferreira
  • Cíntia Ehlers Botton
  • Octávio Barbosa Neto
  • Mário Antônio de Moura Simim Universidade Federal do Ceará (Federal University of Ceara) Instituto de Educação Física e Esportes (Institute of Physical Education and Sports) Grupo de pesquisas em Biodinâmica do Movimento Humano (Research Group in Biodynamic Hummm Movement) Campus do Pici - Av Mister Hull s/n - Parque Esportivo - Bloco 320 Fortaleza-Ceará-Brazil - 60455-760 Telefone (Phone): +55 85 3366 9533

Resumo

Objetivo: investigar se os professores de natação consideram a adaptação ao meio líquido importante para a aprendizagem da natação e se realizam a adaptação ao meio líquido com seus alunos. Métodos: Participaram do estudo 24 professores de natação (idade = 37±8 anos; feminino: n = 13, 54%; masculino: n = 11, 46%) com tempo de experiência de 10±8 anos. Todos os professores são formados em educação física. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário (questões abertas e fechadas) inserido em plataforma online (Google Formulários). Resultados: Nossos principais resultados indicam que os professores possuem visão ampla e abrangente sobre o conceito de adaptação ao meio líquido e que a maioria dos professores associa a adaptação ao meio líquido à fase inicial do processo de ensino da natação. Os professores do estudo expuseram que consideram importante a adaptação ao meio líquido para a aprendizagem da natação e que trabalham a adaptação ao meio líquido em suas aulas. Os principais fundamentos abordados nas aulas relacionam-se a respiração, flutuação e mergulho elementar, os professores consideram que esses fundamentos são importantes para a adaptação ao meio líquido com segurança e confiança dos alunos, afirmam que possuem recursos, materiais, infraestrutura e que usam algumas estratégias diferentes entre os públicos infantil e adulto. Conclusão: Concluímos que a adaptação ao meio líquido é considerada fundamental pelos professores de natação, e eles se utilizam dela em suas aulas para iniciantes na natação.

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Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

XAVIER MOURA, Eva Lícia; FERREIRA, Renato Melo; BOTTON, Cíntia Ehlers; BARBOSA NETO, Octávio; SIMIM, Mário Antônio de Moura. Adaptação ao meio líquido é importante para aprendizagem da natação? Um estudo focado nos professores . Arquivos de Ciências do Esporte, [S. l.], v. 12, p. 1–10, 2024. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/7958. Acesso em: 23 ago. 2025.