Adaptação ao meio líquido é importante para aprendizagem da natação? Um estudo focado nos professores
Resumo
Objetivo: investigar se os professores de natação consideram a adaptação ao meio líquido importante para a aprendizagem da natação e se realizam a adaptação ao meio líquido com seus alunos. Métodos: Participaram do estudo 24 professores de natação (idade = 37±8 anos; feminino: n = 13, 54%; masculino: n = 11, 46%) com tempo de experiência de 10±8 anos. Todos os professores são formados em educação física. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário (questões abertas e fechadas) inserido em plataforma online (Google Formulários). Resultados: Nossos principais resultados indicam que os professores possuem visão ampla e abrangente sobre o conceito de adaptação ao meio líquido e que a maioria dos professores associa a adaptação ao meio líquido à fase inicial do processo de ensino da natação. Os professores do estudo expuseram que consideram importante a adaptação ao meio líquido para a aprendizagem da natação e que trabalham a adaptação ao meio líquido em suas aulas. Os principais fundamentos abordados nas aulas relacionam-se a respiração, flutuação e mergulho elementar, os professores consideram que esses fundamentos são importantes para a adaptação ao meio líquido com segurança e confiança dos alunos, afirmam que possuem recursos, materiais, infraestrutura e que usam algumas estratégias diferentes entre os públicos infantil e adulto. Conclusão: Concluímos que a adaptação ao meio líquido é considerada fundamental pelos professores de natação, e eles se utilizam dela em suas aulas para iniciantes na natação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Deverá ser encaminhado, no momento da submissão, em documentos suplementares, as declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. As declarações deverão ser elaboradas em documento único, conforme modelo disponibilizado aqui, e assinada pelo autor principal do manuscrito representando cada um dos autores.