Análise cienciométrica de estudos utilizando SOPARC: Explorando diferentes contextos na atividade física

Autores

Resumo

Objetivo: analisar a aplicabilidade do SOPARC (System for Observing Play and Recreation in Communities) como ferramenta de observação, com foco na descrição e avaliação dos métodos observacionais empregados em diferentes contextos na atividade física. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de caráter quali-quantitativo, realizado nas bases de dados, PubMed, Scopus e Web of Science. Para a seleção e análise cienciométrica foi utilizado o software VOSviewer. Foram rastreados 360 artigos, dos quais apenas 23 atendiam aos requisitos estabelecidos pelos critérios de inclusão. Resultados: Os autores que se destacaram pelo maior número de redes de conexão dos seus estudos utilizando o SOPARC foram Myron F. Floyd e Aaron J. Hipp. Os países com maior número de publicações foram os Estados Unidos, seguidos pela Dinamarca e Canadá. As palavras-chave com maior co- ocorrência nos artigos foram "atividade física", "parques" e "ambiente construído". Conclusão: A utilização do instrumento SOPARC ocorre em diferentes locais ao redor do mundo, com destaque para os autores mencionados e predominância de estudos em países desenvolvidos. Há um nítido interesse no estudo da promoção da atividade física em locais abertos, mas é necessário realizar estudos que utilizem o SOPARC em outros contextos ambientais.

Biografia do Autor

  • José Humberto Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

    Mestrando pelo programa de pós-graduação em Educação Física PPGEF/UFTM, subárea Epidemiologia da Atividade Física. Profissional de Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física, Exercício Físico e Saúde - GEPAFES/UFTM. Membro do Núcleo de Estudos em Atividade Física e Saúde - NEAFISA/UFTM.

  • Eduarda Pereira Damião, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Mestranda pelo programa de pós-graduação em Educação Física PPGEF/UFTM, subárea Epidemiologia da Atividade Física. Profissional de Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Membra do Grupo de Estudos em Ciências do Exercício Físico e Saúde (GECES). Membra do Núcleo de Estudos em Atividade Física e Saúde - NEAFISA/UFTM

  • Ramiro Henrique Conceição Santana Dos Santos , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Mestrando pelo Programa de pós-graduação em Educação Fisica PPGEF/UFTM, na linha de pesquisa da Epidemiologia da Atividade Física. Professor de Educação Fisica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Estudos em Ciências do Exercício Físico e Saúde e Membro do Núcleo de Estudos em Atividade Física e Saúde - NEAFISA/UFTM.

  • Ruthe Tamara Martins Mendes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Mestranda pelo programa de pós-graduação em Educação Física PPGEF/UFTM, subárea Epidemiologia da Atividade Física. Profissional de Educação Física pela Universidade do Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Discente do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Membra do Núcleo de Estudos em Atividade Física e Saúde - NEAFISA/UFTM.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

ALVES, José Humberto; DAMIÃO, Eduarda Pereira; DOS SANTOS , Ramiro Henrique Conceição Santana; MENDES, Ruthe Tamara Martins; SASAKI, Jeffer Eidi; VIRTUOSO JÚNIOR, Jair Sindra. Análise cienciométrica de estudos utilizando SOPARC: Explorando diferentes contextos na atividade física . Arquivos de Ciências do Esporte, [S. l.], v. 12, p. 1–17, 2024. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/8168. Acesso em: 22 ago. 2025.